Realizar a precificação correta dos produtos pode ser complexo, mas, é uma estratégia importante para o rendimento e o sustento do seu negócio. Saiba Mais!
Decidir o preço de venda correto nem sempre é uma tarefa fácil. Para chegar na melhor precificação, é preciso analisar diversos fatores e usar as estratégias certas, para que, tanto o seu negócio, quanto os seus consumidores sejam beneficiados.
Acompanhe o texto e saiba mais sobre esse processo. Boa Leitura!
Entenda a diferença entre preço e valor?
Entender esses dois conceitos é o primeiro passo para realizar a precificação ideal. A diferença entre os termos é que o preço se refere ao custo, à margem de lucro do lojista e à demanda do produto, sendo regido por aspectos monetários e econômicos.
O valor, por outro lado, é mais subjetivo, se relacionando com os benefícios oferecidos. Um item de colecionador, por exemplo, ou uma peça de uma grife famosa, serão mais caros que objetos parecidos, mas que não tenham o mesmo valor agregado. Nesse caso, a vantagem de adquirir a opção mais cara é a possibilidade de ter um item raro e com certa exclusividade.
Lembrando que, para definir o preço de venda, os dois devem ser levados em conta.
Qual é a importância de definir o preço correto?
A precificação adequada ajuda a aumentar os lucros e evita prejuízos. Porém, também é um processo um pouco complexo e desafiador, já que envolve muitos fatores diferentes. Cerca de 89% dos empresários brasileiros se sentem inseguros para definir preços, segundo uma pesquisa feita pela plataforma Preço Certo.
Achar o equilíbrio entre os gastos e o lucro pode ser difícil e levar tempo, requerendo também tentativa e erro, mas é essencial para a sobrevivência e rendimento de seu negócio!
O que analisar na precificação?
Além de entender o conceito preço x valor, é preciso levar em conta outras questões, como:
Despesas com o produto
Gastos com mão de obra, logística, produção e tudo o que envolve cada item também fazem parte da precificação.
Impostos
Os valores a serem pagos sobre o produto e também sobre a sua atividade devem entrar na conta.
Comissões
Se você oferece comissões por venda, o lucro alcançado com os produtos deve cobrir esse valor.
Preços da concorrência
Para competir com outros varejistas, seu preço precisa estar de acordo com a situação do mercado. Um valor muito acima da média levará os consumidores para outros estabelecimentos.
Perfil do consumidor
Saber quais são as expectativas de seus clientes e o quanto estão dispostos a pagar também é essencial para definir um valor coerente com as personas que você deseja alcançar.
Conheça o seu público para vender mais!
Entender o seu público-alvo ajuda a organizar estratégias de divulgação assertivas e realizar vendas eficientes, gerando relacionamento e fidelização.