Centenas de profissionais do varejo mergulharam no presente e no futuro do setor durante o PÓS-NRF 25, realizado nesta quarta-feira (22), em Porto Alegre. O evento, organizado pela CDL POA, trouxe as principais tendências discutidas na NRF’25 Retail’s Big Show para a realidade local.
Com a participação do diretor de Inovação e Negócios na Linx Stone Co., Guga Schifino; da gestora de comunidade na WOW Aceleradora e curadora na FFX, Natalia Schifino; e do coordenador estadual de varejo do Sebrae-RS e organizador da missão que levou 55 gaúchos a Nova York, Fabiano Zortéa, o evento demonstrou que o varejo físico, aliado à inteligência artificial e a experiências personalizadas, está mais vivo do que nunca.
Ao abrir o encontro, no Vista Pontal, o presidente da CDL Porto Alegre, Irio Piva, relatou as percepções vividas há menos de uma semana na NRF’25 Retail’s Big Show em Nova York: “A inteligência artificial está transformando a forma como interagimos com os clientes, mas o toque humano continua sendo fundamental. A diferença está na experiência, e as pessoas querem se sentir em casa nas lojas”.
Um dos grandes destaques foi a ênfase na importância da experiência do cliente. Segundo Guga Schifino, “A construção de uma comunidade em torno da marca, através de uma experiência única e autêntica, é fundamental para atrair e fidelizar clientes”. Natalia Schifino, por sua vez, ressaltou o papel das gerações Z e Alpha no futuro do varejo, afirmando que “As marcas precisam entender as necessidades e desejos desta nova geração para construir relacionamentos duradouros”.
Outro ponto crucial abordado foi o papel da tecnologia. A inteligência artificial, o social commerce e a realidade virtual estiveram entre os temas mais discutidos. “A tecnologia deve ser um facilitador, e não o centro das atenções”, afirmou Guga.
O evento também aprofundou a importância do propósito para as marcas. Afinal, os consumidores estão cada vez mais buscando marcas com propósito, que se preocupam com questões sociais e ambientais.
Fabiano Zortéa apresentou uma visão abrangente sobre os desafios e oportunidades do varejo atual. Destacou a importância de se adaptar às novas demandas dos consumidores e a necessidade de um olhar mais humano para os negócios.
O especialista apontou a existência de seis gerações coexistindo no mercado, com necessidades e expectativas distintas. A geração Z, por exemplo, busca autenticidade, transparência e sustentabilidade, enquanto a geração Alpha já influencia as decisões de compra da família.
“O varejo é movimento”, afirmou Zortéa. É preciso sair da zona de conforto e buscar constantemente inovações. O mercado do bem-estar, por exemplo, é uma grande oportunidade para o varejo, oferecendo novas experiências e produtos para os consumidores.
Zortéa também alertou para a importância de investir na experiência do cliente nas lojas físicas. “O cliente não precisa mais ir à loja, ele tem que querer ir”, disse. Para isso, é fundamental oferecer produtos exclusivos, serviços personalizados e um ambiente agradável.
A inteligência artificial foi outro tema abordado. Zortéa destacou a importância de utilizar a IA para otimizar processos, personalizar a experiência do cliente e melhorar a tomada de decisão. No entanto, ele alertou para a necessidade de usar a IA de forma estratégica, sempre com foco no cliente.
O evento contou com a presença de autoridades e representantes do setor: a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Rosani Pereira; o presidente do Sindilojas, Arcione Piva; o presidente da Federação Varejista, Ivonei Pioner; o presidente da Federação AG, Vilson Noer; e o presidente do Sindha, Paulo Geremia, além de presidentes de entidades parceiras da CDL POA e membros da diretoria da entidade.