Pós-NRF 2022 da CDL POA acelera provocações dentro e fora do varejo - CDL POA

Pós-NRF 2022 da CDL POA acelera provocações dentro e fora do varejo

O ‘Pós-NRF 2022 – Acelere o seu negócio’ demonstrou ter o potencial para ser atemporal. O evento realizado na noite desta segunda-feira (31/01) durou mais de duas horas, porém terá um impacto incomensurável e sem data para terminar nos raciocínios dentro ou fora do varejo de cada um dos presentes no Teatro da Unisinos.  A iniciativa tradicionalmente organizada pela CDL POA, alguns dias depois do encerramento da NRF, a maior e mais importante feira mundial de varejo, promovida anualmente em Nova Iorque, foi a primeira presencial desde o início da pandemia em 2020. 

Ao dar as boas-vindas, o presidente da CDL POA, Irio Piva, destacou que a Entidade participa da NRF para aprender e compartilhar: “Fortalece dois dos nossos pilares – conscientizar e orientar nossos lojistas para estarem conectados com as transformações do varejo e do consumo”. Fabiano Zortéa, coordenador de Varejo no Sebrae-RS – instituição que liderou a comitiva de líderes e empresários nos EUA –, inclusive iniciou sua manifestação dizendo que realizar um evento presencial em uma segunda-feira é só para quem tem atitude.

Aliás, a noite toda foi de uma permanente provocação diante do que os três convidados trouxeram como insights da Big Apple e de como este mundo em transformação vai impactar não somente os negócios, mas a vida de cada pessoa. Até porque a 112ª edição da NRF, ainda que tenha elaborado o posicionamento de “acelerar negócios”, transcendeu esta dimensão e a da tecnologia, ao trazer discussões sobre liderança, pessoas, diversidade, equidade e inclusão, ou seja, cultura. E, claro, o metaverso, a palavra mais falada nas mais diversas línguas da Babel que é a feira.

Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), ratificou porque é considerado uma das pessoas que mais conhecem o segmento no País e no Exterior. Ao detalhar oito insights sobre a NRF, aterrissou com maestria um Antonov – o maior avião de asa fixa do mundo – tal a quantidade de informações que hierarquizou. Terra apresentou um conceito que ajuda a compreender o metaverso: “É um espaço coletivo virtual compartilhado, constituído pela soma de realidade virtual, realidade aumentada e internet”. Ao mostrar vídeos de como gigantes a exemplo do Walmart estão se movimentando no metaverso, foi possível ter uma ideia de como este universo deverá ser determinante no mundo de hoje e não em um futuro próximo.  “Até seis meses atrás, quase ninguém tinha ouvido menções ao metaverso e às conexões com criptomoedas e NFT. Só que como vai ser a regulação, o Procon e a LGPD do metaverso?”, questionou o integrante do conselho de administração de várias empresas brasileiras. Ou seja, ninguém se engane a respeito da complexidade do cenário. 

A onipresença da Web 3.0 dominou a fala do Guga Schifino, head de Transformação Digital da DX . CO | 4all Group, curador da FFX e conselheiro da CDL POA. Ele traçou um paralelo geracional entre Web 1.0 (Economia da informação, na qual “apenas” se lia), a Web 2.0 (Economia das plataformas, quando se acrescentou o verbo escrever junto do ler) e da Web 3.0 (Economia do token, em que se lê, escreve e executa).  Para Guga, o metaverso e os NFTs devem ser entendidos como oportunidades para as marcas e as lojas ampliarem a relação e os pontos de contato com os consumidores. NFT é a sigla em inglês para o termo “non fungible token”, ou “token não fungível”. Eles são tokens, ou seja, códigos numéricos com registro de transferência digital que garantem autenticidade aos seus donos. Na prática, funcionam como itens colecionáveis, que não podem ser reproduzidos, mas sim transferidos.

“Acredito mais no NFT, como asset digital, do que no metacommerce para o varejo. Com NFT, gero um ativo digital para agregar no físico, pode ser um programa de fidelidade, pode ser uma condição especial a heavy user no próximo Liquida POA. Isso porque se trata de um certificado mais prático e efetivo, por ser confiável”, exemplifica Guga.

Tanto Zortéa quanto Guga destacaram a imperiosidade de um comportamento humilde. “É tempo de reaprender e ter humildade”, sintetizou o executivo do Sebrae-RS. “O cara tem que vestir a sandália da humildade e entender que o que nos trouxe até aqui, não vale mais. E precisa reconhecer que são legais as interações que a tecnologia nos proporciona”, complementou Guga.

No final do ‘Pós-NRF 2022’, diante de tantas provocações que tiraram o público para fora de qualquer zona de conforto, Irio Piva, estava muito motivado: “Saímos daqui com oportunidades para transformar e acelerar os nossos negócios”.

Data

01 fevereiro 2022

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