Porto-alegrenses estão gastando mais no Dia das Mães - CDL POA

Porto-alegrenses estão gastando mais no Dia das Mães

Os consumidores de Porto Alegre estão dispostos a gastar mais neste Dia das Mães. É o que aponta a pesquisa da CDL POA: 35,8% dos entrevistados pretendem investir entre R$ 201 e R$ 500 no presente principal – quase o dobro do registrado em 2024, quando essa faixa representava apenas 18,8% das respostas. O dado evidencia uma elevação significativa no ticket médio, criando um cenário otimista para o comércio local.

A tendência de maior investimento também se confirma nas faixas superiores: 10,6% dos consumidores afirmam que gastarão acima de R$ 500, contra 6,2% no ano anterior. Em contrapartida, as faixas mais baixas perderam espaço. A parcela que pretende gastar até R$ 100 caiu de 32,4% em 2024 para apenas 19,2% em 2025, demonstrando uma disposição mais robusta dos porto-alegrenses para celebrar a data.

Além disso, o número de homenageadas cresceu. Em 2025, 55,6% afirmam que comprarão apenas um presente, uma redução frente aos 62,7% de 2024. Já 30,1% pretendem presentear duas pessoas (ante 28,1% no ano anterior), e 9,3% três pessoas (contra 6,3% em 2024). O crescimento também se estende às faixas de quatro presentes ou mais. Esses dados indicam claramente a valorização de diferentes figuras maternas, como esposas, sogras, avós e irmãs, ampliando o impacto da data no varejo.

“O Dia das Mães é uma das datas mais emocionais do varejo, e essa relação afetiva se traduz em comportamento de compra. O aumento no valor dos presentes e no número de homenageadas reforça o impacto positivo da data sobre o comércio”, analisa o presidente da CDL POA, Irio Piva.

Entre as opções de presente mais mencionadas, estão roupas (28%) e itens de perfumaria, maquiagem e cosméticos (26%). Flores, eletrodomésticos e acessórios também aparecem como escolhas relevantes.

A pesquisa ainda mostra que 52,3% dos consumidores deixarão para comprar os presentes na semana da data e 15% na véspera. Esse comportamento favorece o comércio físico, especialmente as lojas de shopping, que se consolidam como o principal local de compra (54,8% das respostas, contra 36% no ano anterior). A internet aparece com 18,3%, praticamente estável frente aos 17,2% registrados em 2024.

Evolução do valor do presente principal – Comparativo 2024 x 2025:

Faixa de valor (R$) 
2024  2025
Até 50
7,3% 
3,3%
De 51 a 100
25,1% 
15,9%
De 101 a 200 42,6% 34,4%
De 201 a 500 18,8% 35,8%
Acima de 500 6,2% 10,6%

A pesquisa foi realizada com 302 consumidores de Porto Alegre que manifestaram intenção de compra para o Dia das Mães de 2025. Os dados indicam um cenário favorável ao comércio, com consumidores mais propensos a gastar e ampliar a celebração da data. Para acessar a pesquisa completa acesse aqui

Data

02 maio 2025

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8008

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.