Política de crédito: oportunidade para relações comerciais mais saudáveis - CDL POA

Política de crédito: oportunidade para relações comerciais mais saudáveis

Especialistas explicam como elaborar estratégias e serviços de acesso ao crédito

A política de crédito para pequenas empresas pode ajudar a garantir relações comerciais mais saudáveis. Dessa forma, é fundamental que os negócios elaborem estratégias e serviços de acesso ao crédito. Essa foi a temática central do sexto episódio do Podcast C(on)versão, promovido pela CDL POA. Denise Pires, coordenadora de Expansão da CDL Porto Alegre, e Patricia Bossle, analista de Recursos Financeiros do Sebrae RS, esclareceram dúvidas a respeito do assunto.

O objetivo de todo negócio é buscar as melhores práticas para buscar e fidelizar clientes. O orçamento de uma pequena empresa pode ter um impacto profundo no seu desempenho, já que costuma ter um capital de giro menor e despesas altas. É aí que o crédito se apresenta como uma resistência para o pequeno, podendo servir como um braço financeiro das empresas. É também uma nova oportunidade de geração de negócios, tanto para fomentar venda de produtos e serviços, como um novo pilar para prosperar. Portanto, é preciso pensar em estratégias que facilitem as vendas e ter uma política de crédito bem definida.

A política de crédito pode trazer mais segurança nas vendas e gerar mais lucros, bem como menores índices de perda. Mas, como criar essas estratégias? Conforme Denise Pires, falar de crédito envolve tratar de confianças e incertezas o tempo inteiro. “A partir do momento que temos um cenário propício para trabalhar com novas soluções para que tenhamos mais clareza e que diminuam nosso nível de incertezas em relação aos clientes, conseguimos construir novas oportunidades de vendas para que os empresários prosperem”, destaca.

Política de crédito: redução de incertezas e novas possibilidades de vendas

“Quando bem trabalhado, o crédito traz grandes oportunidades dentro das empresas”, afirma Denise. Segundo ela, a partir do momento que a empresa está buscando vender a crédito, é preciso fazer algumas perguntas como: o que vou estipular de recurso próprio para que eu possa realmente potencializar a venda no crédito? Quanto eu quero que a carteira de vendas seja em crédito? “É muito importante quando falamos de política de crédito, entender o que a empresa está disposta a perder, se quer arriscar, em quanto tempo quero crescer minha carteira de crédito e a partir daí elaborar uma política de crédito”, pontua.

De acordo com Patricia Bossle, o crédito é um impulsionador para o desenvolvimento das empresas, seja na concessão, ou na captação de recursos para os pequenos negócios. “É importante que as empresas entendam o perfil de clientes que elas atendem, quais riscos elas podem correr, entendendo em qual momento essa pequena empresa está e aproveitar das ferramentas e tecnologias que existem voltadas para análise de crédito”, ressalta. 

O Podcast C(on)versão tem o objetivo de compartilhar conhecimento para fortalecer o ambiente de negócio. Na primeira temporada, o tema foi crédito e contou com a participação de especialistas para apresentar e debater sobre as principais tendências desse cenário. Gestão de carteira, inadimplência e inteligência no uso de dados foram alguns dos assuntos abordados durante a primeira temporada. O sexto episódio sobre política de crédito está disponível aqui.

Assine a nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do varejo, economia,
projetos de inovação e tendências do Rio Grande do Sul!

    Você é associado à CDL POA?*



    Data

    08 agosto 2022

    Compartilhe

    Icone de telefone

    Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

    51 3017 8000

    Capitais e regiões metropolitanas
    De segunda a sexta , das 9h às 18h.