Saiba quais são os itens fundamentais para implementar uma política de crédito qualificada
Um dos principais objetivos de uma política de crédito robusta é garantir que as empresas não tenham prejuízos após a concessão dos recursos. Dessa forma, é fundamental que haja uma estruturação qualificada da política de crédito, fazendo com que as análises pré-concessão sejam cada vez mais completas e, assim, os índices de inadimplência sejam menores.
Nesse sentido, as empresas que ofertam crediário próprio devem estabelecer uma política de crédito com o objetivo de estabelecer os critérios de concessão, sejam eles relacionados a limites ou prazos de pagamento, por exemplo. Dentro de uma política de crédito qualificada, as empresas devem incluir tanto a gestão de riscos, a precificação, quanto os dados relevantes para a etapa de recuperação.
A etapa de estruturação da política de crédito da empresa vai garantir a segurança das operações atuais e futuras, oferecendo orientação completa para as equipes de venda direta a respeito dos tratamentos a serem feitos antes da concessão de crédito.
Como implementar uma política de crédito na empresa
Entre as principais vantagens da política de crédito, estão: facilidade na análise de crédito do cliente; vendas com maior segurança; pagamento alinhado com o perfil financeiro do cliente; melhora do controle financeiro. Assim, com uma análise de crédito completa e a implementação da política de crédito, as empresas podem alcançar maior número de vendas e também aumentar a fidelização entre os clientes.
Passos para uma política de crédito adequada:
Definir os objetivos e estabelecer procedimentos para análise de crédito:
As empresas devem definir os objetivos da política de crédito, sejam eles aumentar as vendas ou manter a estabilidade financeira, por exemplo. Além disso, é fundamental definir procedimentos para análise de crédito, garantindo maior segurança no momento da concessão.
Manter os dados dos clientes atualizados e realizar análise de documentos:
Realizar análise de documentos, buscar pelo histórico do CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica), verificar o perfil dos clientes e manter os dados cadastrais atualizados favorece o desenvolvimento de uma política de crédito sólida.
Definir os critérios para aprovação de crédito, indicar áreas responsáveis e treinar a equipe:
Estabelecer os critérios necessários para aprovação de crédito e repassar orientação para equipe de vendas com o objetivo de padronizar as operações realizadas na empresa.
Na CDL POA as associadas encontram as Consultas Restritivas e as Consultas Positivas, soluções voltadas para a política de crédito. As consultas restritivas são soluções da Boa Vista para analisar o cliente, recomendar o melhor negócio e facilitar a sua venda. Enquanto nas positivas as empresas têm acesso a relatórios completos com o melhor score do mercado, trazendo as informações do Cadastro Positivo. Além de recomendar o limite de crédito mais indicado para pessoas e empresas.