Podcast C(ON)versão 2ª temporada: Quinto episódio discute tecnologia e dados no combate à inadimplência - CDL POA

Podcast C(ON)versão 2ª temporada: Quinto episódio discute tecnologia e dados no combate à inadimplência

O quinto episódio da segunda temporada do Podcast C(ON)versão fala da aplicação da tecnologia de dados no processo de concessão e recuperação de crédito e do impacto no combate à inadimplência. E, ainda, quais são as possibilidades e quais são as melhores formas de cobrança diante disso. Três especialistas debateram o tema, a Gestora Comercial da CDL POA, Daiana Guimarães, o Diretor de Produtos e Design da Boa Vista, Bruno Gonzales, e o Gerente de Modelagem de Risco de crédito do Banco DLL, Rafael Aguiar. A mediação do C(ON)versão é realizada pela jornalista e empresária Alexandra Zanella. 

Quando se fala em tecnologia e dados no combate a inadimplência, um caminho possível é o Collection Score ou score de cobrança. Este método se baseia em cálculos e pontuações com a base de dados dos clientes. São levados em conta o histórico de negociações e cobranças anteriores, a renda, a ocupação do consumidor e a situação financeira dele.  

Segundo o Diretor de Produtos e Design da Boa Vista, Bruno Gonzales, antes de falar do Collection Score, é importante que se entenda que o score é uma pontuação, uma nota matemática, que vai ajudar na tomada de uma decisão. No Collection Score de cobrança, se olha para uma série de informações para que seja possível predizer um comportamento e prever a probabilidade daquela pessoa, que está inadimplente naquele momento, de pagar uma dívida. O objetivo é ajudar a pessoa que está cobrando a encontrar o melhor momento e a melhor forma de cobrar. “O score não é uma fotografia, ele é um filme da pessoa, olhamos comportamentos e dados para tentar prever ações futuras”, aponta Bruno.  

O Collection Score mostra qual será o primeiro cliente a ser contatato e o que se pode esperar dele, complementa a Gestora Comercial da CDL POA, Daiana Guimarães. Segundo ela, existem pequenos, grandes e médios clientes. No caso de um grande cliente do setor de cobrança, é mais fácil de aplicar o Collection Score dentro da operação. Quando se fala de um pequeno, muitas vezes, é o próprio empreendedor que vai operar o crédito, e a cobrança e acaba não sendo tão fácil assim nesse processo de elencar a sequência de clientes a serem contatados.  

Por isso, a gestora recomenta aos pequenos e médios empreendedores: “Olhar para a forma de liberar o crédito, pois ela terá consequência na cobrança. A dica é ter um crédito assertivo, utilizar ferramentas importantes, não precisa ter tantas tecnologias. As consultas hoje oferecidas pela CDL POA, entrando na web e olhando o score, se tem restritivo ou não do cliente é um exemplo. Assim, já é possível entender se ele tem probabilidade de se tornar inadimplente ou não”. 

Daiana destaca, ainda, que é muito importante, quando um cliente se tornar inadimplente, negativá-lo na base de dados do SCPC Boa Vista, porque ele pode ter esquecido e irá efetuar o pagamento a partir do aviso da inclusão no cadastro e, se não for o caso, as demais empresas já irão conseguir visualizar que aquele cliente está inadimplente. Negativar na base de dados é muito importante para influenciar nos modelos de score. 

Sobre o tema, o Gerente de Modelagem de Risco de Crédito do Banco DLL, Rafael Aguiar, aponta: “Quando utilizamos modelos de probabilidade que medem a inadimplência de forma acertada, isso vai dizer qual será o tamanho da área de cobrança. Quando se toma uma decisão assertiva, a partir de um modelo, é possível determinar se a cobrança terá duas ou 10 pessoas, por exemplo”. 

A CDL POA está à disposição para apoiar todo o ciclo do negócio e para ajudar no crédito assertivo para que não se chegue na inadimplência. O Score positivo é muito assertivo para liberação de um crédito seguro. Algumas vezes, o cliente pode ter uma negativação, mas um score muito positivo, o que vai ajudar a compreender o processo e liberar o crédito. 

 Assista o quinto episódio do Podcast Cversão 2ª temporada no Spotify ou YouTube.

 

Data

21 novembro 2023

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