No dia 10 de outubro, foi ao ar o segundo episódio da segunda temporada do Podcast C(ON)versão, que tratou de temas relacionados aos riscos e soluções da inadimplência em pequenas e médias empresas . A novidade da temporada, gravada na Sala de Audiovisual da Entidade, é a disponibilidade do conteúdo também em vídeo, os episódios serão liberados quinzenalmente e estarão disponíveis nas plataformas YouTube, Spotify e Deezer.
No segundo episódio do C(ON)versão, os convidados foram o gerente Administrativo das Lojas Adélia, de São Lourenço (RS), Luciano da Silva, e a coordenadora do Crédito Garantido da CDL POA, Fabiane Prusch, que conversaram com a jornalista e apresentadora Alexandra Zanella. No início do bate-papo, Fabiane destacou que: “Falar de inadimplência é falar desde a educação financeira até todo o ciclo de crédito do negócio. Quando falamos de inadimplência falamos desde a origem, quando houve a concessão do crédito”.
O gerente das lojas Adélia destaca que, nas pequenas e médias empresas, geralmente, o próprio proprietário é quem cuida da parte financeira, que cuida das compras, e alguns conseguem confundir faturamento com rentabilidade. “Tu achas que está recebendo aquele valor, mas ali tem todos os comprometimentos das contas. É como se os bolsos se confundissem. Quando vendo uma mercadoria a crédito, eu conto que vou receber 10 vezes de 100, mas nem sempre as parcelas vão ser quitadas, é um efeito bola de neve, trancando todas as possibilidades de concessão de crédito”, esclarece Luciano.
O empresário nessa situação tem de parar e analisar bem o cenário, se está concedendo muito e o porquê de não estar recebendo. Luciano aponta que hoje a empresa tem uma parceria muito boa com a CDL POA que é a cobrança dos inadimplentes, e isso gera uma recuperação de uma coisa que, teoricamente, já estava na situação de lucros e perdas, como se não fosse mais receber aquele valor. “Isso traz um reforço na receita. Uma dica para as pequenas e médias empresas são as parcerias, pois não se consegue fazer tudo sozinho. Hoje nas lojas Adélia, temos setor de cobrança, unindo forças com a parceria com a CDL POA. E o desafio não é só cobrar, mas trazer o cliente de volta”, aponta o gerente.
Segundo Fabiane, atualmente, além de o consumo estar mais facilitado, aumentando a possibilidade do consumo por impulso, os prazos estão mais esticados. “Havia um prazo médio em torno de 150 dias, que era o que as empresas forneciam. Agora, o normal é oferecer 10 vezes o parcelamento em 300 dias. Então, as pessoas começaram a comprar com maior prazo e, nesse tempo, muita coisa acontece”.
O fluxo de caixa instável é o grande desafio das pequenas e médias empresas, e a inadimplência se relaciona c
A coordenadora de crédito garantido da CDL POA explica que o crédito garantido iniciou em 1997 com a garantida de cheques, ele é um serviço que a empresa faz uma operação prévia para identificar se aquela venda vai ter uma garantia da CDL POA. Funciona assim, o consumidor vai à loja fazer uma compra. Esse consumidor não tem cartão de crédito, não tem acesso ao crédito, mas quer comprar um sapato no crediário próprio da loja. Se a empresa tem crediário próprio, ela pode contratar o crédito garantido. Quando ela vende no crediário, submete a operação a uma garantia da CDL POA e obtém essa garantia, no momento que o consumidor não retornar na loja para efetuar o pagamento das parcelas assumidas quem pagará pelo consumidor é a CDL POA. É um serviço disponibilizado para as empresas associadas, em caso de inadimplência a empresa tem o recurso garantido.
Ao final da conversa, Luciano destacou a importância de ajudar outros empresários, frisando que não existem concorrentes, mas sim parceiros. Eu sou cliente das outras lojas, assim como as outras lojas são minhas clientes. O importante é a troca para crescer e progredir. Fabiane, ao agradecer, lembra que a CDL POA tem uma equipe de especialistas que faz contato com as empresas associadas e entende o negócio da empresa para oferecer os serviços adequados às características de cada empresa.
Você pode assistir o segundo episódio no Spotify, YouTube e Deezer.