Podcast C(ON)versão 2a temporada: O ciclo saudável da recuperar é o tema do terceiro episódio do podcast da CDL POA - CDL POA

Podcast C(ON)versão 2a temporada: O ciclo saudável da recuperar é o tema do terceiro episódio do podcast da CDL POA

O terceiro episódio do Podcast C(ON)versão trata do ciclo saudável da recuperação de crédito, um tema muito relevante para as empresas que têm no planejamento a sua melhor estratégia. Com a ajuda do diretor de Crédito e Cobrança e de Serviços Financeiros da Quero-Quero Verd Card, Luciano Matzenbacher Scottá, e do gestor de Crédito e Cobrança da CDL POA, Diego Ramos, foram desenvolvidas abordagens a partir do conhecimento e da vasta experiência dos convidados, sob a mediação da jornalista e empresária Alexandra Zanella.

A inadimplência segue em alta no Brasil, de acordo com os dados da Boa Vista, uma empresa subsidiária da Equifax, parceira de negócios da CDL POA. O número de registros aumentou em 9,1% na comparação interanual e fechou o segundo trimestre com aumento de 8,4%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os resultados acumulados se mantiveram em uma tendência de crescimento desacelerado no ano. A alta de 14% até o mês de maio passou para 13,3% com os dados de julho e, na análise acumulada dos últimos 12 meses, o indicador aponta agora um crescimento de 20%.  

Para ajudar a explicar o cenário, no contexto da gestão de crédito, o diretor de Crédito e Cobrança e de Serviços Financeiros da Quero-Quero Verd Card, Luciano Matzenbacher Scott, apontou que o planejamento é uma questão muito relevante nessa conjuntura, pois a recuperação de crédito começa antes mesmo da concessão. 

Um exemplo mais recente, aponta Luciano: “Tínhamos acabado de sair da pandemia, em 2021, e naquela época, no fim do ano, havia uma grande dúvida, uma bifurcação. Alguns acreditavam que 2022 seria um ano muito bom, e outros tinham certo receio. Contudo, os números não eram muito positivos, para as classes C e imediatamente inferiores, a renda diminuía, e os preços dos produtos, principalmente alimentos e outros produtos básicos, aumentavam”. E completa: “Por mais que houvesse um otimismo, passamos por uma crise na pandemia, havia uma aposta que 2022 fosse melhor. Mas, com dados como esses, o gestor de crédito tende a ser mais conservador”. 

Os convidados foram unânimes na tese de que a recuperação de crédito está diretamente ligada ao cuidado no planejamento e na atenção da concessão. Quanto mais coesa, menor o risco e mais fácil a recuperação. Sem planejamento, a recuperação envolve mais custo e esforço.  

Diego Ramos destaca também que a CDL POA, dentro do portfólio da Boa Vista, auxilia na questão do planejamento, trazendo o preditivo de scoragem para o crédito – um conjunto de fatores para conceder um bom crédito. “Nós temos soluções para qualquer tipo de cliente/parceiro. Por óbvio, muitas vezes o serviço que se encaixa bem para uma grande empresa, como estamos falando aqui da Quero-Quero Verd Card, é uma solução diferente daquela que a gente vai entregar para o pequeno e médio negócio. Temos soluções para todo o tipo de negócio. Cada solução é endereçada para cada tamanho e perfil de cliente de forma customizada. Não dá para ter uma visão de tudo no mesmo formato. Temos que segmentar esforços e portfólios para entregar a melhor solução para aquele negócio específico”, salientou. 

Para Diego Ramos, quando se conhece o cliente, conhece também o negócio como um todo. “A cobrança não está ali para ser incisiva a todo momento e apertar. Do outro lado existem vidas que estão passando por problemas, e a empresa deseja que o cliente se recupere e retorne a consumir na loja. O papel da recuperação de crédito é achar uma solução que se encaixe com o problema. Ajudá-los a criar a melhor política”. 

Para ouvir todo o episódio, basta acessar as plataformas YouTubeSpotify e Deezer. O C(ON)versão 2a temporada foi gravado na Sala Audiovisual da CDL POA, e os episódios são liberados quinzenalmente. 

 

Data

25 outubro 2023

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