O 4º trimestre de 2014 apresentou queda de 0,13% em relação ao trimestre anterior e queda de 0,54% com relação ao mesmo período do ano anterior. Na comparação anual, houve variação de -0,02% entre 2013 e 2014.Conforme os dados divulgados pela FEE, o PIB do RS manteve-se estável no acumulado no ano de 2014. Os dados mostram as seguintes variações reais:
- contra 4º trim./2013: queda de 0,54%;
- contra 3º trim./2014: aumento de 0,13%;
- acumulado no ano de 2014: variação praticamente nula (-0,02%)
Os segmentos que mais caíram no acumulado em 2014 foram a indústria de transformação (-4,19%) e a de construção civil (-4,15%), com o total das indústrias fechando o ano em -3,19%.
O setor de Serviços (que compreende comércio, transportes e o setor imobiliário, dentre outros) apresentou crescimento de 1,05% na mesma base de comparação. Dentro desse cálculo, o Comércio (Varejo e Atacado) apresentou queda de 0,38% no último trimestre de 2014 frente ao mesmo período do ano anterior, acumulando crescimento de 0,10% no ano de 2014.
(em var. %)
Fontes: FEE. Elaboração: AE/CDL POA.
(em var. % acumulada em 4 trimestres)
Fontes: FEE. Elaboração: AE/CDL POA.
Considerações da Assessoria Econômica
Embora o valor do PIB gaúcho de 2014 tenha ficado praticamente igual ao de 2013, esses dois anos foram muito diferentes para o estado. O ano de 2014 foi um ano de desaceleração para o RS, culminando na parada de crescimento no final do ano, enquanto 2013 foi um ano de aceleração do crescimento do PIB. Para o comércio (varejo e atacado), o comportamento observado foi muito semelhante. O setor do comércio havia crescido menos em 2013 do que o PIB agregado (+4,87% para o comércio contra +6,68% do PIB), mas chega ao final do ano de 2014 com variações semelhantes (+0,10% para o comércio contra -0,02% do PIB).
Na apresentação dos dados elaborada pela Fundação de Economia e Estatística do RS (FEE), a redução da massa salarial na RMPA, a menor criação de empregos formais e a diminuição do ritmo de crescimento do crédito foram apontadas como algumas razões do fraco desempenho do comércio gaúcho em 2014, que cresceu 0,10% no ano. Ainda segundo a FEE, os destaques positivos do comércio foram os setores de artigos de uso pessoal e doméstico; farmácia e cosméticos; e combustíveis e lubrificantes. Já os destaques negativos foram os setores de equipamentos de informática; veículos e autopeças; e vestuário e calçados. O desempenho previsto do PIB gaúcho no ano de 2015 é de fraco crescimento no cenário base (+0,71%) e recessão no cenário pessimista (-4,40%).
Na categoria de artigos de uso pessoal e doméstico estão incluídos o comércio varejista de artigos recreativos e esportivos, artigos de óptica, jóias e relógios.