CDL POA: Pesquisas são farol para compreender o consumidor

CDL POA: Pesquisas são farol para compreender o consumidor

Uma das formas da CDL POA contribuir com o desenvolvimento de suas associadas, bem como do segmento, é fornecendo informações relevantes, insights sobre as percepções dos consumidores e o que influencia seu comportamento de compra. Por isso, cada vez mais, a Entidade tem se empenhado em realizar estudos que apontem tendências e a melhor compreensão do que move as pessoas. Nesse sentido, na reunião de diretoria desta segunda-feira (23/09), a gestora de marketing, Daniela Cidade, apresentou três das mais recentes pesquisas: Amor & Finanças, relacionada à educação financeira entre casais; Mês Farroupilha e Dia das Crianças.

As duas primeiras já foram trabalhadas na mídia, e o foco, agora, é o Dia das Crianças, – terceira data mais importante para o comércio. “Em uma transformação significativa nas preferências de presentes para o Dia das Crianças, a bicicleta, que já foi o sonho de consumo de muitos pais na infância, está sendo substituída por itens tecnológicos, como videogames e créditos para jogos online. Essa é uma das principais descobertas da pesquisa realizada em parceria com a Vitamina Pesquisa, que analisou o comportamento das famílias nessa data e como elas se organizam financeiramente”, conta Daniela.

Para o presidente da CDL POA, Irio Piva, o protagonismo da infância é uma característica marcante da nova geração de pais. “O desejo por itens tecnológicos reflete o nosso tempo, mas o varejo precisa ir além da oferta de produtos, promovendo experiências que conectem o digital com o analógico. Esse equilíbrio será essencial para o desenvolvimento saudável das crianças”, comenta.

A Entidade recomenda que os lojistas invistam em experiências interativas para atrair as famílias durante o período de compras, criando espaços de lazer dedicados às crianças. Uma ideia simples é oferecer atividades esportivas, como um jogo de cobrança de pênaltis em goleirinhas, ou até promover pequenos campeonatos de videogame, disponibilizando celulares, computadores ou consoles para as crianças se divertirem.

O ticket médio dos presentes gira em torno de R$ 326,80, sendo que 36,1% dos entrevistados pretendem gastar entre R$ 101 e R$ 200, e 29,1% estão dispostos a desembolsar entre R$ 201 e R$ 500. O pagamento será feito, em sua maioria, via cartão de crédito parcelado (37,1%).

Na sequência, o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, apresentou os “Cenários econômicos e movimentos demográficos no Brasil e no Rio Grande do Sul”. Especificamente sobre o desempenho do nível de atividade econômica no RS, Frank trouxe dado do Banco Central no qual o índice havia recuado aos números de dois anos atrás em maio, durante a enchente. “A retomada ocorreu no curto prazo no clássico “V”, tanto que, em julho, o Estado já havia ultrapassado o nível de abril, antes das chuvas”.

Frank fez mais algumas considerações a respeito do RS:

➢ Retomada da economia gaúcha é favorecida pela ampla disponibilidade de recursos (liquidez);
➢ Preocupa a sustentabilidade da recuperação: adiantamento de consumo viabiliza em boa medida o movimento atual;
➢ Recuperação do emprego tem sido lenta: o estoque de trabalhadores com carteira assinada (CAGED) em julho ainda é 23,9 mil inferior em relação a abril (pré-enchentes);
➢ Precisamos pensar também a médio e longo prazos: como reter investimentos e atrair novos com a atual infraestrutura?

Data

24 setembro 2024

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

51 3017 8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.