Pesquisa revela o comportamento dos consumidores de moda

Pesquisa revela o comportamento dos consumidores de moda

31

MARÇO, 2017

Notícias

O comportamento dos consumidores mudou nos últimos antes em função da crise. Para entender melhor o que leva as pessoas às lojas no cenário brasileiro atual, o que compram e por quê, a IEMI – Inteligência de Mercado realizou nova edição do Estudo de Comportamento de Compra do Consumidor de Vestuário.

Em um comparativo com 2014, notam-se alguns fatores mudaram consideravelmente. Até três anos atrás, o fator de atração de consumidores mais importante era o bom atendimento (para 50% dos entrevistados). Em 2017, porém, o item “oferta de preços baixos” foi o mais votado, sendo a opção de 34% dos consultados.

A pesquisa mostra que, em tempos de recessão, os clientes buscam as novidades nas prateleiras. Os artigos inovadores, joviais e despojados desbancaram os básicos, clássicos e tradicionais. Em contrapartida, aumentou o interesse nos produtos que possam “durar mais estações” ou que “estejam na mídia e sendo usados pelos amigos”.

Mais da metade (52%) dos consumidores afirmaram que a marca foi decisiva na escolha do produto adquirido, na última compra.

Em relação ao último levantamento, a questão da “qualidade e design dos produtos” subiu de importância (de 17% em 2014 para 29% em 2017), assim como o fato de a loja “ter localização conveniente” (de 7% para 16%) e ““ter roupa para toda a família” (de 7% a 14%).

A questão da marca também cresceu de importância na hora da compra. Mais da metade (52%) dos consumidores afirmaram que a marca foi decisiva na escolha do produto adquirido, na última compra. Antes de se decidir, os entrevistados afirmaram que levam em conta a “Imagem e o estilo das roupas” (eram 12% na edição passada da pesquisa e 26% na atual), “Conforto ao vestir” (de 17% para 35%) e o fato de a loja “Estar na mídia e ser usada pelos amigos” (de 5% para 13%).

Data

31 maio 2017

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