Pesquisa monitora a percepção do brasileiro sobre a economia do País
21
AGOSTO, 2017
Notícias
Relatório de Perspectivas para 2017, feito pela Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI) em pareceria com Kantar TNS, mostra como o brasileiro enxerga o cenário econômico do país e como percebe a sua própria situação financeira.
Os resultados indicam que o índice da inflação é importante para a maioria dos entrevistados (86%) quando decidem fazer ou não algum tipo de financiamento e também impacta no seu padrão de consumo (segundo 96% dos respondentes). Cerca da metade dos consultados acredita que a situação econômica vai melhorar em 2018 (47%). A outra metade, entretanto, ou não sabe dizer quando isso acontecerá (47%).
Sobre a sua própria situação, 43% afirmaram que o seu padrão de vida seguirá igual nos próximos meses. A maioria afirma que economizar é a prioridade (84%) e 77% dizem não se sentir seguros no atual emprego. Mas o número de pessoas com pendências financeiras está caindo, segundo o levantamento. Na comparação com junho do ano passado, o índice caiu de 79% para 68% dos brasileiros que se disseram endividados. A maior parte das dívidas continua sendo as de cartão de crédito (74%).