Os filhos são os protagonistas entre os públicos mais lembrados para receberem presentes nesta Páscoa. Eles representam 50% de quem será presentado conforme pesquisa realizada pela CDL POA. A seguir, vêm cônjuges (32,1%) e pais (28,1%). O levantamento ouviu 302 pessoas com intenção de compra para a data. Em parceria com a Vitamina Pesquisa, o levantamento teve a participação de homens e mulheres, entre 18 anos e 70+, pertencentes às classes sociais A, B e C em Porto Alegre.
Ainda que o chocolate permaneça sendo o principal símbolo da Páscoa, os ovos não ocupam mais o topo do ranking dos desejos entre os consumidores de Porto Alegre. Para 56,6% dos entrevistados, a compra de ovos de Páscoa diminuiu em relação aos anos anteriores, principalmente devido ao aumento dos preços.
Já chocolate em outros formatos subiu na preferência, sendo escolhido por 48,7% dos consumidores, à frente até dos próprios ovos, que aparecem com 43% das intenções de compra. A busca por opções mais econômicas reflete o quadro econômico da população: a maioria (52,3%) avalia sua situação financeira como estável, sem dívidas, mas também sem sobra de recursos.
“Mesmo diante de desafios econômicos, a Páscoa mobiliza o varejo e o consumo. O consumidor busca manter a tradição, mas de forma mais racional, com alternativas ao tradicional ovo de chocolate”, destaca o presidente da CDL POA, Irio Piva.
Além do chocolate, a pesquisa apontou oportunidades para o varejo explorar outras categorias de presentes, como brinquedos, livros, perfumes e itens personalizados. O movimento indica que há espaço para diversificar as ofertas e atrair quem valoriza alternativas mais acessíveis ou diferentes do emblemático ovo de Páscoa.
Sobre o valor a ser investido, 48% pretendem desembolsar entre R$ 201 e R$ 500, enquanto 30,8% estimam um gasto entre R$ 101 e R$ 200. Apenas 5,3% afirmaram que devem gastar mais de R$ 500 com presentes de Páscoa.
E, como o domingo de Páscoa será seguido pelo Dia de Tiradentes (21/04), o feriadão ainda pode motivar para outras atividades segundo revelou a pesquisa. “As pessoas demonstraram intenção para viajar ou passear, e isso significa uma ótima oportunidade para o setor de serviços, hotelaria e gastronomia”, complementa Irio Piva.
Destaques da Pesquisa de Páscoa:
50% vão presentear os filhos.
32,1% cônjuges.
28,1% pais.
22,2% vão presentear 2 pessoas.
18,2% vão presentear 3 pessoas.
48,7% vão presentear com chocolates em formatos variados.
43% ainda pretendem comprar ovos de Páscoa.
56,6% diminuíram a compra de ovos devido ao preço.
Ticket médio por presente:
48% pretendem gastar entre R$ 201 e R$ 500.
30,8% entre R$ 101 e R$ 200.
5,3% mais de R$ 500.
14,9% dos entrevistados pretendem viajar na Páscoa
7,6% vão realizar passeios locais.
51,3% dos entrevistados vão organizar ceias especiais:
54,8% gastarão entre R$ 101 e R$ 300.
18,1% entre R$ 301 e R$ 500.
Apenas 1,9% estimam investir mais de R$ 1.000 na ceia.
Acesse o estudo completo realizado em parceria com a Vitamina Pesquisa.