Pesquisa de Fim de Ano da CDL POA revela como está a vida financeira dos consumidores - CDL POA

Pesquisa de Fim de Ano da CDL POA revela como está a vida financeira dos consumidores

Para compreender o comportamento e a intenção de consumo dos porto-alegrenses frente ao Natal deste ano e à chegada de 2024, a CDL Porto Alegre realizou estudo de Fim de Ano em parceria com a Vitamina Pesquisa. O levantamento aferiu como os consumidores administraram suas finanças em 2023 e quais são suas ambições para as festividades que estão por vir. 

Segundo o presidente da CDL POA, Irio Piva, a pesquisa busca elucidar algumas das questões que orbitam o universo de consumo, sob a perspectiva das datas comemorativas no varejo, amparando o empresário e apontando caminhos para uma melhor performance nos negócios, em meio ao cenário atual. “Acreditamos que o clima festivo que acompanha as datas deve chegar aos setores de comércio, serviço e turismo como uma oportunidade de comercialização acima da média anual. O ambiente, que promete ser positivo, permitiu à CDL POA apresentar, no encerramento de e 2023, excelentes insights para impulsionar vendas e tornar este fim de ano ainda mais rentável ainda mais promissor e com boas perspectivas”, detalha o dirigente. 

 Ao desbravar a situação financeira da população local, a CDL POA encontrou um cenário de estabilidade diante da perspectiva dos próprios entrevistados. Para a maioria desses (56% da amostra), as contas estão em dia, mas não sobra para economizar. Ainda, 24% relataram que a saúde financeira está boa, conseguindo saldar as dívidas e fazer algumas economias, e, para 7%, está excelente, com a presença de reservas financeiras satisfatórias. No entanto, 12% sinalizam que suas finanças estão precárias e que possuem dificuldade de em manter as contas em dia. 

 Especialistas sinalizam que a capacidade das pessoas de fazer reserva financeira parte de uma educação focada na boa gestão orçamentária individual. Desta forma, é possível traçar um paralelo entre a realidade local e as respostas recebidas sobre a incapacidade de reserva financeira para quase 56% da população da Capital segundo o estudo da CDL POA. Também chamam a atenção algumas segmentações da amostra: pessoas entre 65 e 69 anos (60%) são a maioria dos que possuem reserva financeira; quase 62% das mulheres não têm reserva; 54% dos homens guardam dinheiro. 

 Sobre o uso de reserva financeira em 2023, a maioria dos respondentes não precisou buscar dinheiro emprestado para nenhum tipo de demanda (76%), assim como não necessitou fazer uso dos valores economizados (56%). Dados alinhados ao comportamento de consumo aferido: a maioria das pessoas (56%) comprou mais do que o habitual ou manteve a quantidade de compras em relação aos anos anteriores. Aqui, a educação financeira aparece novamente, desta vez como uma das justificativas tanto para a redução do consumo, como para a manutenção, e até para o aumento: “com a reeducação financeira até sobrou dinheiro para comprar coisas que estava precisando, então, acabei comprando mais”, detalha um entrevistado da pesquisa. 

Pauta importante no varejo, as compras via sites internacionais foi foram aferidas no estudo deste ano. Enquanto quase metade dos respondentes (46%) relata que, às vezes, faz compras em e-commerces estrangeiros, como Aliexpress, Shein e Shopee, outra porcentagem significativa (35%) mencionou nunca ter comprado nessas lojas online. Já 19% compra frequentemente. Sobre as mudanças nas regras de tributação para compras nessas plataformas, a maioria afirma conhecer a alteração e não ter comprado após a modificação da lei. 

Na hora da compra 

 A pesquisa da CDL POA diagnosticou que, aproximadamente, 57% dos consumidores têm a pretensão de investir nas comemorações de fim de ano um valor superior ou igual a 2022. A forma de pagamento ficará a cargo do cartão de crédito para 53% dos entrevistados, sendo a campeã entre todas as idades e gêneros. 

A pretensão de gastos 

Nos presentes de Natal, a pesquisa indica maior propensão para valores entre R$ 100 e R$ 500 (47% dos consumidores). Dos que pretendem gastar acima de R$ 1 mil (25%), se destacam as faixas etárias entre 60 e 64 anos (43,7%) e 40 e 44 anos (48,2%) e o gênero masculino (41,6%). 

O principal benefício de atração para consumir atualmente são os descontos progressivos (63%), seguido de cashback (24%), programa de fidelidade (8%) e outros (5%) – como preço, frete grátis, desconto à vista e parcelamento sem juros. 

 A maior parte das pessoas deseja comprar cinco presentes, com 19% das menções. A quantidade de quatro, seis e 10 presentes também tiveram números significativos. E o principal item escolhido para a grande maioria dos respondentes (79%) na hora de presentear são artigos de moda e acessórios. 

Quase metade dos respondentes ainda prefere fazer suas compras de forma presencial, especialmente em lojas de shopping (49%). Mas as compras online também têm força: 46,4% da amostra aponta aquisições faz compras pela internet. 

Perspectiva para o próximo ano 

 A CDL POA vê um cenário de otimismo, diante da perspectiva dos consumidores, o que anima os empresários para a realização de bons negócios no novo ano: 71,2% dos porto-alegrenses acreditam que 2024 será melhor do que 2023, 13,2% que será igual e 15,6% que será pior.    

Metodologia da pesquisa 

 Realizado em Porto Alegre, em parceria com a Vitamina, o estudo ouviu 250 pessoas que manifestaram intenção de compra de presentes entre o período de Natal e Ano-Novo 2023. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro gira em torno de 6,2%. Perfil dos respondentes contempla homens e mulheres, entre 20 e 74 anos, pertencentes às faixas etárias estipuladas. 

Para baixar o estudo completo, clique aqui

 

Data

11 dezembro 2023

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