Não é ótimo chegar ao seu restaurante favorito e ser identificado pelo nome, com alguém perguntando “o de sempre?”? É este tipo de experiência que a maioria dos varejistas está implementado nos negócios. A personalização de produtos, ofertas e atendimento está mudando a experiência de compra dos consumidores, e já é um requisito para muitas pessoas na hora de decidir onde comprar.
Esta tendência, que chega com tudo, foi um dos temas mais discutidos no maior evento de varejo do mundo. Na NRF 2024, vimos de perto como os grandes empresários estão utilizando esta estratégia para aumentar vendas e fidelizar clientes no longo prazo. E agora, neste post, vamos falar tudo sobre o assunto. Mas se quiser saber o que mais rolou na NRF 2024, baixe nosso conteúdo completo com os maiores insights e tendências mundiais vistos na Feira.
O que é personalização?
Já falamos um pouco sobre o assunto: esta estratégia nada mais é do que utilizar os dados dos seus clientes para fazer vendas personalizadas e, por consequência, mais assertivas. E mais, esse tipo de oferta vai muito além do financeiro, também envolve o emocional.
Afinal, personalizar ofertas aumenta o engajamento do consumidor com a marca, ajudando na construção de um relacionamento duradouro. E dentro do mundo de informações e opções que temos hoje, fidelização é a chave do sucesso a longo prazo.
Portanto, saber quem são seus clientes, o que costumam comprar, quais elementos os atraem para sua loja, pode ajudar na hora de ofertar algum produto/serviço ou oferecer outras facilidades, como meios de pagamento ou descontos.
E como implementar esta estratégia no seu negócio?
1) Cultive uma cultura de dados para identificar seu cliente
Ter um CRM bem estruturado é pré-requisito para os negócios. Para isso, é preciso que a coleta de dados seja algo intrínseco em todas as operações. Dentro disso, é possível obter informações de conversão em newsletter, downloads de materiais, visitas ao site, histórico de vendas e atendimento via WhatsApp. Todo meio de contato com seu cliente pode ser uma fonte valiosa de dados.
Mas, para isso, é necessário que seus processos e equipe estejam comprometidos com a captura e tratamento dessas informações. Aprimore suas comunicações e treine seu time para a captação correta de todas as informações. Só assim será possível traçar um perfil do seu público e vender assertivamente para cada consumidor.
2) Trate bem seus dados
Para além da coleta, os negócios precisam estar atentos ao tratamento das informações. Dados inválidos ou a má interpretação dos mesmos podem prejudicar suas vendas. Muitas empresas estão apostando em ferramentas que utilizam inteligência artificial e machine learning para fazer a leitura dos dados e traçar perfis de comportamento valiosos.
Dependendo do tamanho do seu negócio, a quantidade de informações que é recebida diariamente pode ser muito maior do que um especialista conseguiria tratar. Assim, é imprescindível ter uma equipe pronta para coletar os insights das ferramentas e transformá-los efetivamente em boas estratégias de vendas.
3) Foque no omnichannel
A multicanalidade é muito importante para a personalização nos negócios. Como comentamos anteriormente, é essencial conhecer todos os pontos de contato do seu negócio e saber que dados podem ser coletados, e também o que oferecer em cada meio de comunicação com seu cliente.
Entendendo como seus consumidores utilizam seus canais, que conteúdos têm interesse, produtos mais procurados e quais os pontos de desistência é possível melhorar todo o processo de compra e experiência. Afinal, você estará adequando toda a operação ao perfil do seu cliente.
Então, foque na consolidação dos seus canais, crie funis de vendas, mantenha o mesmo tom em todas as comunicações, saiba onde e como oferecer ofertas personalizadas, criando, assim, uma ótima experiência de compra. Com isso, seu cliente ficará estimulado a sempre comprar na sua empresa. 1)
4) Não esqueça da loja física
Claro que a tecnologia ajuda muito na hora de personalizar e criar atendimentos específicos para cada cliente, mas há algumas estratégias que podem ser implementadas na sua loja. Na hora de estruturar seu negócio, pense bem na disposição de produtos, crie nichos e prateleiras para cada tipo de produto, separados por utilidade, estilo, tamanhos e muitas outras possibilidades. Facilitando a visita dos clientes na loja e pensando nos diferentes públicos que a frequentam, será mais provável que a experiência do consumidor seja beneficiada.
Outro ponto de atenção está no atendimento, ter uma equipe preparada pode ajudar neste momento. Às vezes, apenas um simples reconhecimento de clientes fiéis, como chamar pelo nome ou saber o que a pessoa sempre procura, já cria uma experiência totalmente diferente. Porém, em lojas com grandes fluxos e diversidade de público, os atendentes podem utilizar tablets para reconhecer clientes e ver seus históricos. Na hora do pagamento, também pode ser possível reconhecer os clientes recorrentes e oferecer facilidades, como descontos, parcelamentos mais longos e mais.
Personalize e veja suas vendas aumentarem!
Sabemos que cada negócio tem sua realidade e nem sempre é possível aplicar todas as tecnologias ou processos. Mas para isso é necessário ter um olhar crítico e analítico sobre como implementar as estratégias, adaptando-as a cada processo. No caso da personalização, uma simples mensagem com ofertas para clientes fidelizados no WhatsApp já pode fazer uma grande diferença para seus resultados.
Por isso, nossa maior dica é sempre estar atento às mudanças, principalmente nas necessidades dos consumidores. Cada dia mais tem sido exigido um maior empenho no relacionamento cliente x empresa. E estar disposto a atender às demandas certamente mudará seus resultados.