Perda de documentos nas enchentes, como conceder crédito para estes consumidores? - CDL POA

Perda de documentos nas enchentes, como conceder crédito para estes consumidores?

Neste momento desafiador, muitas famílias procuram por crédito para ajudar na sua reestruturação. No outro lado, as empresas que ofertam crédito também precisam estar atentas ao cenário delicado dos consumidores, sendo essencial uma concessão assertiva e segura, tanto para o negócio quanto para o cliente. Por isso, preparamos algumas dicas para os negócios oferecerem crédito com assertividade para quem perdeu seus documentos. Confira:

  1. Carteira de Identidade: para novos documentos é possível baixar a carteira digital, através do aplicativo disponível para IOS e Android, que possuem a mesma validade do documento impresso;
  2. Carteira de Habilitação: novos documentos também podem ser apresentados digitalmente no aplicativo Carteira Digital de Trânsito;
  3. Comprovante de residência: os serviços de água, luz e internet emitem segunda vias das faturas nos seus sites e aplicativos, que podem ser apresentados digitalmente;
  4. Comprovante de Rendimentos: o consumidor pode solicitar uma nova via junto ao empregador;
  5. CPF: possibilidade de realizar a consulta do comprovante de situação cadastral, no site da receita com o número do documento e a data de nascimento (servicos.receita.fazenda.gov.br);

Outra dica é utilizar a Consulta Essencial da Família SCPC. Nela, é possível verificar os dados cadastrais (documentação, endereço, contato) e a renda presumida do consumidor. Isto proporciona maior segurança, além de ser essencial para uma análise de crédito assertiva. Para saber mais das Consultas Positivas, clique aqui.

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Data

28 maio 2024

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