Páscoa 2025: ovos de Páscoa perdem força nesse ano

Chocolate segue protagonista, mas ovos de Páscoa perdem força entre os consumidores

Apesar de o chocolate continuar como o principal símbolo da Páscoa, os tradicionais ovos já não têm o mesmo apelo entre os consumidores de Porto Alegre. É a revelação apontada pela nova pesquisa realizada pela CDL POA que ouviu 302 pessoas com intenção de compra para a data. Para 56,6% dos entrevistados, a compra de ovos de Páscoa diminuiu em relação aos anos anteriores, principalmente devido ao aumento dos preços.

Por outro lado, o chocolate em outros formatos mantém o protagonismo, sendo escolhido por 48,7% dos consumidores, à frente até dos próprios ovos, que aparecem com 43% das intenções de compra. A busca por opções mais econômicas reflete o quadro econômico da população: a maioria (52,3%) avalia sua situação financeira como estável, sem dívidas, mas também sem sobra de recursos.

Destaques Páscoa 2025

48,7% vão presentear com chocolates em formatos variados.
43% ainda pretendem comprar ovos de Páscoa.
56,6% diminuíram a compra de ovos devido ao preço.

“Mesmo diante de desafios econômicos, a Páscoa ainda mobiliza o varejo e o consumo. O consumidor busca manter a tradição, mas de forma mais racional, com alternativas ao tradicional ovo de chocolate”, destaca o presidente da CDL POA, Irio Piva.

Além do chocolate, a pesquisa apontou oportunidades para o varejo explorar outras categorias de presentes, como brinquedos, livros, perfumes e itens personalizados. O movimento indica que há espaço para diversificar as ofertas e atrair consumidores que buscam alternativas mais acessíveis ou diferentes do tradicional ovo de Páscoa.

Sobre o valor a ser investido, 48% pretendem desembolsar entre R$ 201 e R$ 500, enquanto 30,8% estimam um gasto entre R$ 101 e R$ 200. Apenas 5,3% afirmaram que devem gastar mais de R$ 500 com presentes de Páscoa.

Destaques Páscoa 2025

48% vão gastar entre R$ 201 e R$ 500.
30,8% entre R$ 101 e R$ 200.
5,3% mais de R$ 500.

Entre os públicos mais lembrados para presentear estão os filhos (50%), cônjuges (32,1%) e pais (28,1%). No entanto, 22,2% pretendem comprar apenas dois presentes, e 18,2% vão presentear três pessoas — o que demonstra um planejamento financeiro cuidadoso para a data

Destaques Páscoa 2025

50% vão presentear os filhos.
32,1% cônjuges.
28,1% pais.
22,2% vão presentear 2 pessoas.
18,2% vão presentear 3 pessoas

A CDL POA reforça que a Páscoa, embora impactada por questões econômicas, ainda representa uma oportunidade importante para o comércio local. “O varejo precisa estar atento ao perfil desse consumidor, que busca alternativas e preços mais acessíveis, mas que não abre mão de celebrar a data”, conclui Irio Piva.

Em parceria com a Vitamina Pesquisa, o levantamento teve a participação de homens e mulheres, entre 18 anos e 70+, pertencentes às classes sociais A, B e C em Porto Alegre.

Acesse aqui a pesquisa completa.

Data

12 março 2025

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8008

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.