Páscoa 2023: Seis em cada 10 empresários brasileiros esperam aumento nas vendas, mostra estudo da Boa Vista - CDL POA

Páscoa 2023: Seis em cada 10 empresários brasileiros esperam aumento nas vendas, mostra estudo da Boa Vista

Segundo pesquisa da Boa Vista, parceira da CDL POA, lojistas apostam em um ticket médio de R$ 179 para a data

A Pesquisa Perspectiva Empresarial – Páscoa 2023, elaborada pela Boa Vista, em nível nacional, aponta que 63% dos empresários acreditam em aumento do volume das vendas na Páscoa deste ano, em relação à mesma data do ano passado. De acordo com o estudo feito pela gestora de banco de dados SCPC, parceira de negócios da CDL Porto Alegre, apenas 10% creem em diminuição das vendas, enquanto os 27% restantes esperam vendas iguais. 

O estudo também identificou que 59% dos empresários acreditam que os consumidores gastarão mais nesta Páscoa em relação à passada – 16% esperam gastos iguais a 2022 e 25% esperam que o consumidor gaste menos em 2023. Segundo as expectativas dos empresários, o ticket médio das vendas nacionais na Páscoa deste ano será em torno de R$ 179. Para a maior parte dos empresários (64%), as vendas de Páscoa devem representar de 1% a 10% do total de vendas no ano.

O presidente da CDL POA, Irio Piva, ressalta que todas as datas comemorativas são importantes para o varejo, porque estimulam a economia e a expansão dos negócios. “Na Páscoa, não é diferente, em especial nos últimos anos, quando o consumidor passou a compreender a confraternização de forma ampliada, escolhendo itens que vão além dos tradicionais chocolates”. 

De acordo com o dirigente, o movimento expandido de consumo, estimulado pela necessidade da demonstração de afeto e das relações interpessoais, principalmente em família, no pós-pandemia, propicia um incremento nas comercializações de diversos segmentos, desde lojas de decoração e vestuário, passando por diferentes setores, até  alimentação e turismo. “Esperamos que a Páscoa seja um marco positivo no calendário varejista, com grande potencial de aproveitamento para todos e números superiores aos de 2022″, destaca Piva.

Ainda, 92% dos empresários disseram que têm a intenção de investir em ações que aumentem as vendas nessa data. A principal, nesse sentido, será vender por meio das redes sociais, seguida de vender pelo próprio site e criar novas promoções.

“O investimento em canais de venda online continua sendo importante para quem busca atingir seu público-alvo e tornar algumas marcas mais conhecidas no mercado. Boa parte dos empresários ainda considera isso difícil num mercado competitivo, com marcas bem consolidadas, mas a internet e as redes sociais parecem ser os melhores meios de se conseguir isso. Os empresários também apostam em um aumento do tíquete médio acima da inflação entre as datas, o que pode estar associado a uma melhora na renda dos consumidores e na taxa de desemprego entre elas”, explica Flavio Calife, economista da Boa Vista.

Canais de venda

O e-commerce será o principal canal de vendas da Páscoa para 39% dos empresários. Porém, as lojas físicas seguem como o principal canal para uma boa parcela dos empresários: 37%. Já 12% vão utilizar ambos os canais, no entanto com maior foco no físico, e outros 12% farão o mesmo, com foco nas vendas on-line.

Questionados sobre o porquê de apostar nas redes sociais, as respostas mais citadas foram nesta ordem: divulgar produtos e serviços, estreitar relacionamento com o cliente e obter inspiração para novas criações. 

Expectativas gerais para 2023

A Boa Vista também questionou os empresários sobre as expectativas para a retomada econômica em 2023: 28% dos entrevistados disseram estar muito confiantes, enquanto 23% se dizem confiantes. Por outro lado, 29% se consideram pouco confiantes, e 20%, nada confiantes.

De acordo com os empresários, os principais desafios para 2023 são nesta ordem: conseguir ampliar a sua atuação no mercado; realizar vendas nas redes sociais e driblar a inadimplência do negócio.

Por fim, 73% dos empresários ouvidos afirmaram que vão precisar de crédito para alavancar os negócios. Dentre eles, 81% vão procurar crédito nos bancos.

Metodologia

A Pesquisa Perspectiva Empresarial – Páscoa 2023, elaborada pela Boa Vista, entrevistou 300 respondentes, representantes de empresas de micro, pequeno, médio e grande portes, dos principais setores e das principais regiões do País. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 80% de grau de confiança e margem de erro de 3%, para mais ou para menos.

Parceria CDL Porto Alegre e Boa Vista

Há mais de 60 anos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA) é reconhecida por sua importância como entidade empresarial, sendo referência em tecnologia para análise, concessão e recuperação de crédito. Utilizando a inteligência analítica da Boa Vista e o banco de dados SCPC, conecta milhares de empresas  para atender demandas de suas associadas, ampliando e potencializando negócios.

A partir da inovação como eixo central de todas as suas iniciativas, atua com o objetivo de defender, orientar, conscientizar e instrumentalizar suas associadas e parceiras, perante o poder público, os ecossistemas de inovação e a sociedade. A CDL Porto Alegre se posiciona com protagonismo junto às suas associadas no ambiente empresarial, conectando mais de 200 municípios do Rio Grande do Sul por meio de 154 entidades parceiras, como CDLs, ACIs, CICs e Sindilojas, totalizando mais de 30 mil CNPJs atendidos. 

A Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o primeiro banco de dados do País, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio. Em 2020, a Boa Vista tornou-se a primeira empresa de capital aberto em seu segmento, dando início à uma estratégia de crescimento por meio de aquisições de empresas com as mesmas características na aplicação de inteligência analítica as suas soluções. Em 2021, também de forma pioneira, lançou o Centro de Excelência em Analytics, levando a empresa para a fronteira do conhecimento no desenvolvimento de algoritmos de alta performance.

 

Data

05 abril 2023

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