Sob o tema Game-Changing (Mudar o jogo, em tradução livre), a NRF ’25 Retail’s Big Show inicia apresentando o que revolucionará o varejo ainda este ano. E para acompanhar a revolução, a CDL Porto Alegre está presente e faz a cobertura completa do evento de 11 a 14 de janeiro.
Logo na palestra de abertura, o presidente da NRF, e presidente e CEO do Walmart, John Furer, recebeu a Vice-presidente e gerente geral de varejo e CPG da Nvidia, Azita Martin, para falar sobre Inteligência Artificial (IA) e suas possibilidades na indústria do varejo.
Tempos de mudança de jogo na indústria do varejo
Para John Furner, a revolução é impulsionada pela utilização da IA, e Azita Martin explicou que a IA tem ajudado os negócios a aumentarem a eficiência operacional das lojas, melhorar a experiência de compra e empoderar os colaboradores.
Para Azita, supply chain será a área mais beneficiada pelo uso de IA em 2025. Ela apresentou um projeto que está sendo desenvolvido pela Nvidia em que centros de distribuição e lojas são replicadas digitalmente para entender como clientes, colaboradores e lojas se relacionam. Tudo isto para otimizar a operação e entregar o produto certo, para a pessoa certa, na hora certa, no lugar certo.
Ela explica que é importante, acima de tudo, entender os desafios do seu próprio negócio, mas que as áreas de e-commerce, operação em loja e logística são as que apresentam maior potencial de ganhos.
Além da herança
Neste painel, Pete Nordstrom, presidente da Nordstrom, recebeu Joshua Schulman, CEO da Burberry, para entender sua perspectiva sobre o cenário de varejo em evolução, o futuro do varejo de luxo, a importância da adaptabilidade no cenário atual e as habilidades de liderança necessárias para conduzir uma marca por períodos de transformação.
Joshua Schulman explica que quanto mais autêntica, mais oportunidades uma marca terá. E destacou a importância de se manter fiel a sua essência, mesmo em momentos de mudança de posicionamento, porque é com ela que os consumidores se conectam.
Ele explica que consumidores não enxergam barreiras entre o que é marca e o que é produto. Um produto ruim impacta na percepção da marca, assim como uma marca que não gera conexão não agrega valor ao produto.
“No varejo de luxo sempre temos que ter um elemento surpresa, que o cliente não esteja esperando. Mas precisa ser coerente com a marca. Somos obrigados a colocar o cliente no centro de tudo que fazemos. Não significa que vamos dar a ele coisas que eles querem por já terem visto, mas iremos surpreendê-los com novas referências que acompanhem seu estilo, porque é isso que esperam de nós.”
Transformação digital: Informações privilegiadas da Starbucks e da Levi’s®
Este painel teve moderação da ex-diretora Digital e de Tecnologia da Ralph Lauren, Janet Sherlock; com Deb Hall Lafevre, vice-presidente e CTO da Starbucks, e Jason Gowans, vice-presidente e chief digital officer da Levi’s. Eles falaram como as marcas impulsionam mudanças fundamentais usando tecnologias de ponta em suas operações para revolucionar seus modelos de negócios.
Para Lafevre, o processo de digitalização do negócio deve passar por três passos: simplificar, padronizar e modernizar.
Gowans explicou que os três valores principais que guiam as decisões digitais da Levi’s são experiência do consumidor, experiência do colaborador e uma plataforma que sustenta os dois, focada especialmente na organização e tratamento de dados.
No que tange os investimentos para a melhoria da experiência do consumidor, as empresas compartilham onde estão os seus olhares: a Starbucks reforça sua essência de cafeteria onde as pessoas se encontram para um momento agradável. A marca utiliza ferramentas de IA para reduzir o tempo de espera dos clientes. Já a Levi’s, investe em tecnologias para melhorar a experiência de compra na loja física como serviços de consultoria de estilo e compra com tecnologias para busca e entregas de artigos; no online, foca na performance do site em termos de velocidade e usabilidade.
Aproveitando o poder da marca e construindo confiança: Informações da Disney Consumer Products
Lisa Baldzicki, vice-presidente sênior de desenvolvimento de produtos de parques e varejo da Disney Consumer Products conta que a Disney está focada na personalização de experiências para o público que frequenta os parques.
Sustentabilidade é uma agenda importante para a Disney, que adota 3 premissas básicas:
1 – utilizar de materiais sustentáveis e reciclados para a produção de seus produtos;
2 – repensar as embalagens;
3 – estabelecer parcerias com empresas que tenham o mesmo compromisso ambiental.
Ter a cultura empresarial de buscar em dados a melhor estratégia, garante uma aproximação com o cliente, fidelizando-o. Destaca-se na experiência da Disney, o fato de terem subdividido os tipos de experiência para criar uma jornada completa para os diferentes públicos que visitam os parques e buscam por momentos inesquecíveis
Z a Alpha: redefinindo o varejo para o amanhã
Brent Mitchell, vice-presidente de Mídias Sociais e Influenciadores da Sephora; Winnie Burke, chefe de parcerias de Moda e Varejo da Roblox; Casey Lewis, especialista em tendências, da After School; Meghan Hurley, Vice-presidente de Marketing Global da Claire’s, conversaram sobre como as gerações Z e Alpha estão redefinindo o futuro do varejo.
Para os especialistas, as gerações Z e Alpha são fluentes em tecnologia e mídia social, sendo duas gerações distintas que se inclinam para a cultura da internet, priorizam a autenticidade e são ecologicamente conscientes.
Para os especialistas, o varejo físico desempenha um papel extremamente importante na vida desses consumidores. A loja física é o palco da primeira experiência com o processo de compra. Há, contudo, uma expectativa de que a experiência na loja física seja tão intensa e especial quanto no digital. Para ambas, influencers desempenham um papel importante para o engajamento e a conexão com as marcas pelo que eles chamam de consumidores ‘Zalpha’.
Parcerias e collabs com influenciadores representem os valores da marca são meios de atingir e dialogar com esse público. Com a intersecção dos ambientes físico e digital a lealdade dos consumidores ‘Zalpha’ passa por oferecer produtos para eles e seus avatares em jogos digitais, assim como construir experiências genuínas em todos os meios.
Esta geração é criativa e exige autenticidade, valorizando marcas que promovem autoexpressão. Eles esperam participar ativamente do processo criativo, cobrando transparência e influência nas decisões. Exemplos como o uso de plataformas digitais e experiências físicas imersivas mostram como as marcas podem criar conexões relevantes com esse público. Marcas que não acompanham tendências ou falham em se comunicar de forma autêntica podem ser descartadas.
Mudança de jogo: a influência da cultura na navegação da volatilidade e no fomento do crescimento a longo prazo
O CEO da Target, Brian Cornell; o CEO da Great Place To Work, Michael Bush; e Abubakarr Bangura, Group VP da Target Corporation; debateram o papel fundamental da equipe e da cultura para o crescimento das empresas em um cenário em rápida transformação.
Abubakar falou que o crescimento das empresas não é sempre uma linha reta, mas que um ponto nunca vai mudar: a cultura da empresa sempre vai atuar como vetor capaz de acelerar o processo. Ele explicou que isso deve ser responsabilidade das lideranças. A tecnologia ajuda no processo, mas precisa ser consolidada no papel dos líderes.
Para os executivos, o crescimento das empresas só é possível se vier acompanhado de investimentos na qualificação e no desenvolvimento profissional do time, e na formação de novas lideranças.
Segundo pesquisa realizada na Target, os gerentes de loja indicaram a necessidade de um programa de desenvolvimento profissional personalizado. A cocriação foi a resposta da empresa para o problema. O novo programa de desenvolvimento de lideranças foi desenvolvido pelos gerentes para os gerentes. Com a implementação, 100% dos colaboradores que participaram disseram que enxergam oportunidades de crescer na empresa e 92% avaliam que suas performances melhoraram.
Três marcas, uma estratégia de crescimento: o poder do novo capítulo ousado da Macy’s, Inc.
Tony Spring, presidente e CEO da Macy’s, Inc.; Olivier Bron, CEO da Bloomingdale’s; e Maly Bernstein, CEO da Bluemercury, apresentaram como cada uma das marcas está trabalhando para construir relacionamentos mais fortes com os clientes por meio de soluções inovadoras, insights baseados em dados, momentos de construção de marca e uma variedade de ofertas e experiências de mercadorias.
A marca teve lojas renovadas com investimento em 50 unidades para otimizar experiência visual e provadores. Também passou por uma integração digital e física usando tecnologia para gerenciar estoques e reduzir custos logísticos.
Entre os resultados estão o crescimento nas marcas de luxo Bloomingdale’s e Blue Mercury. A Bloomingdale’s contou com uma estratégia voltada para exclusividade e experiência do cliente com fortalecimento do relacionamento com consumidores e equilíbrio físico-digital com as lojas físicas como elemento central da experiência de marca. Já a Blue Mercury teve foco em beleza personalizada, especialmente em skincare e fragrâncias, criando uma nova identidade visual para consolidar o posicionamento em beleza de luxo.
Sobre a IA, as empresas falaram sobre o uso da tecnologia aplicada na previsão de demanda, no planejamento e no atendimento, e atuando, também, como suporte para fortalecer vínculos com consumidores. Elas enxergam que Integração de experiências digitais e físicas será um forte diferencial competitivo e buscam manter a inovação e foco no cliente para manter relevância e competitividade no mercado.
Neste primeiro dia de painéis, foi apresentado que a combinação de IA, curiosidade e trabalho em equipe é o futuro do varejo e da tecnologia. Os participantes foram incentivados a explorar soluções de IA na feira, buscar aprendizado contínuo e adotar a tecnologia em suas carreiras e em seus negócios.
Pós-NRF 2025 CDL POA
Após estudar e vivenciar as novidades do varejo das grandes marcas mundiais, a CDL POA promoverá o Pós-NRF 2025, no dia 22 de janeiro, às 18h30, no Vista Pontal, no Pontal Shopping.
O evento acontece apenas 4 dias após o retorno ao Brasil e apresentará tudo que foi visto em Nova Iorque e pode ser adaptado para a realidade do varejo local. Os palestrantes serão Fabiano Zortéa, Organizador da Comitiva da NRF 2025 e Coordenador Estadual de Varejo do Sebrae RS; Guga Schifino, Diretor de Inovação e Negócios na Linx Stone Co. e Especialista em Varejo e Missões à NRF; e Natália Schifino, Gestora de Comunidade na WOW Aceleradora | Curadora na FFX. Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos no site do evento.