Otimismo para o Natal: pesquisa da Boa Vista mostra que empresários brasileiros apostam no aumento de vendas - CDL POA

Otimismo para o Natal: pesquisa da Boa Vista mostra que empresários brasileiros apostam no aumento de vendas

Expectativa das empresas para a data é semelhante à do ano passado; apenas três em cada dez empresários devem contratar mais mão de obra

O otimismo para as vendas de Natal em 2022 atinge a maioria dos empresários brasileiros, segundo pesquisa da Boa Vista, parceira de negócios da CDL Porto Alegre. Levantamento aponta que 44% das empresas entrevistadas creem em aumento das vendas para a data este ano, em relação ao ano passado. Já 31% estão pessimistas e acreditam em queda nas vendas, ao passo que os 25% restantes esperam vendas iguais. Em 2021, eram 41% os otimistas, 22% esperavam vendas iguais ao ano anterior e 37% esperavam vendas menores.

Alinhado ao clima positivo para a data, o estudo da CDL POA “Copa do Mundo, Black Friday e Natal: Quem ganha a atenção do consumidor?” aponta que a celebração natalina é o evento de fim de ano mais importante na vida dos porto-alegrenses. Para 73% dos consumidores locais, o Natal será o evento com a maior concentração de investimentos financeiros. Segundo o presidente da Entidade, Irio Piva, o clima festivo que acompanha as datas deve chegar aos setores de comércio, serviço e turismo como uma oportunidade única de comercialização acima da média para o período. “O ambiente promete ser positivo e de recuperação, frente a um longo período de recessão pós-pandemia e ao tensionamento pós-eleitoral”, aponta.

Sobre as perspectivas para o fim de ano, 55% se mostraram otimistas, 9% muito otimistas, 26% neutras (não tem expectativas), 8% pessimistas e 3% muito pessimistas. E, para 2023, 81% acreditam que será um ano melhor, 33% que será igual e 4% que será pior. Na avaliação do economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, o otimismo pode ser explicado pela melhora do mercado de trabalho e o alívio recente dos preços com a medida que determinou a redução do ICMS de bens e serviços considerados essenciais. Entretanto, ele pondera que estas medidas foram concebidas para terminar na virada de 2022 para 2023.

Para Flavio Calife, economista da Boa Vista, essa expectativa de alta nas vendas em relação ao último ano se deve muito ao fato de que a base de comparação (Natal de 2021) é mais fraca. Porém, a parcela de empresários que acredita numa queda das vendas também é considerável, uma vez que o Natal este ano sucede, não só a Black Friday, que foi mais fraca, como também a Copa do Mundo. “Temos visto o consumidor mais cauteloso e menos confiante, além do fato de que a inadimplência das famílias e o comprometimento da renda estão em alta, o que pode colocar em xeque as vendas no período”, afirma 

Contratações e estratégias

O Natal de 2022 não deve promover uma grande abertura de vagas no mercado de trabalho. Isso porque apenas 31% dos empresários, cerca de três a cada dez, pretendem fazer novas contratações em função da data comemorativa. Entretanto, os números representam uma alta em relação a 2021, quando 21% dos entrevistados pretendiam contratar novos funcionários para o Natal.

Quanto às estratégias adotadas pelos empresários para aumentar as vendas nesse Natal, a aposta principal apontada pelos entrevistados será vender pelo seu site/ na internet. Em seguida, fazer campanhas/vendas nas redes sociais e em terceiro lugar, oferecer descontos.

Apesar da estratégia de vender online, a maioria dos empresários, 61%, crê que a maior parte das vendas serão realizadas em suas lojas físicas, enquanto 39% creem que serão pela internet. Para as empresas ouvidas pela Boa Vista, os setores que mais movimentarão a economia com as vendas de Natal e fim de ano serão: alimentos e bebidas, vestuários e calçados e eletrônicos.

Já os produtos mais procurados pelos consumidores para presentear alguém nesse Natal serão, na visão das empresas, os eletrônicos, com 29%. Para outros 25%, serão os produtos de vestuário e calçados. Produtos de telefonia vêm em terceiro lugar, para 17%. Brinquedos, para 12%; lazer e viagens/passeios, para 7%, perfumaria, 6%, e 4% acham que outros tipos de produtos serão os mais procurados.

Perspectiva de intenção de gastos

Quando questionados pela Boa Vista sobre a perspectiva de intenção de gastos dos consumidores no Natal de 2022, os empresários esperam que o valor gasto seja de, em média, R$ 275. 47% dos empresários acham que o consumidor vai gastar mais que no Natal do ano passado. 20%, acreditam que os gastos serão os mesmos, e 32% creem que o consumidor vai gastar menos no Natal de 2022.

Os meios de pagamento mais oferecidos aos consumidores pelos empresários neste Natal serão, nessa ordem: o Pix, o cartão de crédito, o dinheiro em espécie, cartão de débito e transferência bancária.

Busca por crédito para alavancar vendas

35% dos empresários dependerão do crédito para o desenvolvimento de ações que alavanquem as vendas neste Natal. 67% recorrerão às linhas de crédito de bancos, como ilustra o gráfico a seguir.

Metodologia

A pesquisa realizada pela Boa Vista foi baseada em um questionário estruturado, encaminhado via e-mail e aplicado entre cerca de 500 empresas. O índice de confiança é de 90% e a margem de erro é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.

 

 
 

Data

15 dezembro 2022

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