“O varejo pelas mulheres” apresenta a segunda entrevista da série, com a empresária Ana Cláudia Bestetti
22
MARÇO, 2021
Notícias
Em comemoração ao mês da mulher, a CDL POA lança em suas plataformas digitais a ação “O varejo pelas mulheres”, com o propósito de valorizar a força do empreendedorismo e da liderança feminina nas diversas áreas que permeiam o varejo. Para isso, mulheres com destaque em suas carreiras profissionais e negócios foram convidadas a participar de uma série de entrevistas disponibilizadas no site da Entidade durante o mês de março.
No segundo episódio desta série, a CDL POA conta com a participação de sua Diretora de Sustentabilidade, Ana Cláudia Bestetti, proprietária do Café do Porto.

Confira esta entrevista exclusiva:
- Como você vê a presença feminina no varejo?
Existem muitas mulheres trabalhando no varejo, mas ainda em poucas posições de diretoria, como CEO ou proprietárias de grandes redes. Já no varejo de médio e pequeno porte, acredito que há uma presença maior.
- Quando você decidiu que queria seguir a carreira em que está hoje?
A minha decisão foi bastante peculiar. Sou arquiteta de formação e à época eu estava com dois filhos adolescentes, cuja educação e os encargos recaiam tão somente sobre mim. O escritório era bastante inconstante em volume de projetos e obras. Motivada por uma observação de um caso bastante simples de um pequeno varejista, decidi abrir uma segunda frente de trabalho, como alternativa ao escritório. Mas como atividade secundária. Ocorreu que o Café do Porto se tornou a principal atividade, demandando todo o meu tempo e esforço, uma vez que teve bastante sucesso devido ao seu pioneirismo.
- Quais barreiras você sente que encontrou pelo caminho?
A principal delas foi pelo fato de a minha formação ser em arquitetura e não ter conhecimento de gestão. Por outro lado, me dei conta que pelo fato de ser mulher, especificamente à frente de uma cafeteria, era um excelente diferencial.
- Quais são as suas maiores motivações?
Promover o bem-estar e ver as pessoas felizes é o que sempre me motivou. Trabalhar com gastronomia traz essa satisfação.
- Quais são as suas metas ainda a serem alcançadas?
Como houve uma mudança de rumo no meu negócio, ajustando-o ao momento que estamos vivendo, tenho como meta tornar o Clube de Assinatura do Café do Porto e a plataforma digital numa referência no setor, assim como foi com o Café nas suas operações físicas
- O que você acredita que a trouxe até aqui – neste seu momento profissional?
Muita dedicação e observação de comportamento e mercado.
- Que dicas você daria para as mulheres que desejam ser empreendedoras?
Analisar o mercado, buscar fundamentalmente diferenciação do que existe e não ter medo de realizar seus sonhos, desde que factíveis. Não ter medo de ousar, de inventar.
_______________________________
Confira a série completa:
- Lançamento da série de entrevistas “O varejo pelas mulheres”, com a participação de Nilva Bellenzier
- Veja a 2ª entrevista da série, com a empresária Ana Cláudia Bestetti
- A 3ª entrevista traz uma conversa com Virgínia Menezes, gestora jurídica da CDL POA
- A série “O varejo pelas mulheres” se encerra com a gestora de RH da CDL POA, Elisa Pesa