O que o Google Trends pode expressar a respeito da economia?
26
FEVEREIRO, 2021
Notícias
A incerteza trazida pela pandemia aumentou a importância de acompanhar a dinâmica econômica de forma mais continuada. Como o quadro atual ainda é notadamente volátil, os indicadores de frequência superior ganham relevância para identificar eventuais mudanças nos ciclos de alta e de baixa, favorecendo a análise do panorama e a construção de cenários para o futuro.
Nesse sentido, a OCDE disponibiliza seu Monitor Semanal do nível de atividade para 46 países, inclusive o Brasil. Sua principal vantagem é a recorrência a cada sete dias, ao contrário de outras variáveis que, embora úteis, apresentam maior defasagem e espaçamento temporal – sobretudo as que procuram medir a evolução da renda.
É interessante ressaltar que o índice da organização internacional é elaborado com base nas informações coletadas pelo Google Trends, englobando o comportamento das buscas por consumo, mercado de trabalho, setor imobiliário, serviços, indústria, comércio exterior, confiança e pobreza, combinadas com inteligência artificial. Os resultados, conforme a metodologia, demonstram ótima aderência com o PIB.

As estatísticas recentes mostram a dificuldade de sustentação da retomada doméstica. Felizmente, as duas primeiras semanas de fevereiro exibiram desempenho distinto de janeiro: ambas as taxas foram as máximas registradas desde novembro de 2020 no comparativo interanual.

Apesar desse movimento, cremos que o PIB nacional fechará o primeiro trimestre com queda de -0,5% frente aos três últimos meses de 2020, na série ajustada pela sazonalidade. Trata-se do impacto, em boa parte, da redução do impulso à demanda oferecido pelo governo ao longo do ano passado.
*Conteúdo exclusivo – Oscar Frank, economista-chefe da CDL POA
________________________________________________________________________
Veja também:
- O que é a PEC Emergencial e qual a sua importância?
- Qual a perspectiva para a inadimplência em 2021?
- Poupança precaucional: o que é e qual o seu destino?