O primeiro dia do South Summit Brasil é marcado pela troca de conhecimento e conexão entre empresas

O South Summit Brasil, evento global de inovação que conecta startups, empresas e investidores, trouxe a Porto Alegre, em seu primeiro dia, muito conteúdo de qualidade. A CDL POA é uma das empresas que apoia a realização do South Summit Brasil e foi uma das primeiras representantes da iniciativa privada a apoiar a viabilização de adequação dos armazéns A4, A5 e A6 do Cais Mauá. A Entidade acredita que a realização deste evento mundial em Porto Alegre transforma e beneficia todo o ecossistema de empresas, traz benefícios reais para a sociedade e transforma a cidade em um lugar de inovação. A equipe da CDL POA está presente no evento cobrindo as principais palestras sobre varejo, crédito, inovação e novos modelos de negócios. 

Conheça algumas das apresentações acompanhadas pelo time:

Intraempreendedorismo como um motor para a Inovação

Palestrante: Zaima Milazzo, Diretora de Inovação da Algar Telecom.

A Diretora de Inovação da Algar Telecom, Zaima Milazzo, falou por 15 minutos no palco ‘Corner’. Segundo ela, o intraempreendedorismo é a prática dentro da inovação que cria e gera valor dentro da empresa. Na Algar Telecom o intraempreendedorismo acontece a partir de três etapas:(1) Programa de orquestração da inovação. (2) Traçar objetivos claros e relevantes. (3) um plano de incentivo para o reconhecimento do colaborador.

Disrupção através dos Dados

Palestrantes: Vinicius Garcia Freaza, sócio, Evolucional; Henrique Pontes, Diretor Comercial, Teamcore; Cristiano Soares, Country Manager for Brazil, Deel; Ana Carla Martins Netto, COO (Chief Operations Officer), Meta.

“Não há, hoje, tomada de decisão sem embasamento de dados.” Ana Carla Netto, Meta

O varejo está sempre em busca da transformação digital, mas para isso acontecer precisa haver uma mudança de comportamento na cultura das empresas. São as pessoas que fazem as mudanças e conseguem traduzir dados em ações. As oportunidades entre varejo e o chão da loja são muitas, 60% das oportunidades de vendas acontecem nas lojas e isso precisa ser medido para aumentar o sell out e estratégias de vendas.

Impulsionando as oportunidades em Investimento de Impacto

Palestrantes: Maria Rita Spina Bueno, Diretora Executiva, Anjos do Brasil; e Daniel Izzo, CEO Vox.

Este painel discutiu o papel dos investidores no desenvolvimento socioeconômico. 

“Além do impacto, as empresas devem olhar para a diversidade. Empresa diversa, com formações diversas para resolver os problemas reais” Maria Rita Spina Bueno.

“Investimento de impacto significa colocar seu dinheiro em empresas que geram resultados ambientais e sociais positivos, ao mesmo tempo em que tenta obter retornos financeiros significativos. Neste painel teremos a oportunidade de discutir o papel dos investidores no desenvolvimento socioeconômico” Daniel Izzo.

Novos Modelos de Marketplace

Palestrantes: Carlos Formigari, Diretor Executivo, Itaú Unibanco; Eduardo Abreu, Vice Presidente de Novos Negócios, Visa do Brasil; Elinton Bobrik, fundador e Ceo, LL loyalty.

Os novos modelos de banco e varejo vieram mudar o modelo antigo. Agora, a competição não é mais o foco, mas sim o crescimento individual, o compartilhamento de tecnologias para crescimento mútuo de empresas. Ou seja, modelo colaborativo. O foco agora é no user experience, melhorando as plataformas para ter novas pessoas utilizando o marketplace, que ainda compram de forma analógica nas lojas.

Por fim, checkout será o fator mais relevante para os bancos, bandeiras de cartão e varejo, já que mais novas criptomoedas, nft e blockchain entram no mercado. Oferecer um checkout multi moeda é imprescindível.

“50% dos marketplace já são multimoedas, a mudança está no check-out” Elinton Brobrik, LL Loyalty

Cultura Analítica 

Palestrante: Ricardo Cappra, fundador do Instituto Cappra de Análise de Dados.

A cultura analítica tem o objetivo de promover a cultura de dados para desenvolver as empresas e sincronizar a tomada de decisão com dados gerados. “Estamos na era analítica acelerada de informações transformadas em dados, em uma nova geração de analistas de dados, e consequentemente novos produtos de dados”, Ricardo Cappra. 

Trailblazing Innovation in the South

Palestrantes: Eduardo Leite, ex-governador do RS; Eduardo Lorea, Numerik; Maria Benjumea, South Summit; José Renato Hopf, South Summit Brasil & 4all; Claudio Gastal, governo do estado do RS.

Esse painel contextualiza o South Summit, o momento da inovação no Estado e a estratégia de futuro.

“Startups com inovação com impacto social é propósito”, José Renato Hopf.

“O South Summit é a cereja do bolo para a inovação em nosso estado”, Eduardo Leite.

“Este evento é uma estratégia da sociedade para desenvolver a inovação no estado” Eduardo Lorea.

“União da sociedade, das empresas, dos partidos políticos e da população para viabilizar esse projeto. Um propósito claro é comum, que gera oportunidades rápidas para todos e deixará legados para a cidade” Maria Benjumea

O Impacto dos Dados através dos Setores

Palestrantes: Maurício Moura, CEO, IDEIA e Tiago Pascoal Filomena, sócio, Finor – Data Science

A palestra destacou o desafio de formar cientistas de dados,  a problemática de retenção de profissionais e muitas vezes a longa curva de aprendizado em relação aos negócios. Isso tudo em um mercado de mão de obra dolarizada, já que profissionais de todo mundo conseguem atuar em países em que não estão sediados. Nesse ponto, os EUA conseguem absorver mais essa mão de obra, deixando o mercado brasileiro menos atrativo em termos de remuneração.   Observa-se, hoje, grande gap entre o tratamento de dados por parte de empresas pequenas e médias em comparação com as grandes. E mesmo as grandes ainda muito em estágio de análise descritiva de dados, focados no entendimento e análises do que se tem é pouco em análise preditiva, para entender onde se pode chegar. 

Fala-se em 3 pilares de atenção em se tratando de análise de dados:   
 

1. Cybersegurança: Se gasta muito pouco com tema e é um ponto fundamental para os negócios. China é, hoje, o país que mais investe nessas tecnologias.

2. Privacidade dos dados: modelos regulatórios já em vigor em praticamente todos os países. No Brasil, com a LGPD em curso, empresas devem estar atentas e questionar o que estão fazendo com os dados dos clientes.

3. Moderação de conteúdo: cada vez maior a pressão para que plataformas de compartilhamento de informações adotem modelos de regular o que postado pelos usuários. E, aqui, se avança na discussão sobre a liberdade de expressão e censura.

Para o futuro:

1. Um pressão crescente para acabar com o oligopólio das grandes empresas de tecnologia, permitindo maior competitividade de diversos players.

2. Pessoas com portabilidade de dados. Se um profissional trabalha em empresa x, ele poderá levar consigo esses dados para empresa y. Ou, ainda, produtividade com base nos dados gerados e geridos.

Em transformação: Banco de varejo como indústria em transformação. Open banking como marco importante neste processo aqui no Brasil. O consumidor passa a ser tratado como dono dos seus dados bancários. Aqui, bancos digitais apresentam maior vantagem competitiva por sua modelagem nativa estruturada em dados e autonomia dos usuários.

O Poder do Open Finance

Palestrantes: Marcos Alexandre Pina Cavagnoli, Diretor Digital Cash Management e Open Finance, Itaú-Unibanco.

O Open Finance é o próximo passo evolutivo do Open Banking. Na palestra, foram apresentadas as diferentes fases desse processo e como o compartilhamento de dados pode provocar o surgimento de novos modelos de negócios, abrindo ainda mais portas que só beneficiarão nossos clientes finais. Cidadãos com mais opções de crédito, acesso a novos produtos e serviços e possibilidade de gestão financeira de suas vidas, tudo em um só lugar.

O Cruzamento entre Logística e Fintechs

Palestrantes: Cleber Sanguanini, CEO R4 Digital; Thomas Gautier, CEO Freto; Alexandre Coelho, CEO TruggHub.

A palestra tratou sobre a iniciativa do Real digital, moeda digital criada pelo BC brasileiro. Mas qual a diferença entre a moeda digital e os criptoativos (bitcoin, por exemplo)?  A principal diferença – para além de quem emite o documento – está na relação de propriedade. Enquanto que com bitcoin o usuário é o único capaz de acessar o ativo (ou quem por ventura tenha credenciais de acesso à conta), em caso de perda ou esquecimento de senha o acesso é automaticamente perdido. No caso da moeda digital emitida pelo BC, a autoridade emissora tem a possibilidade de validar e recuperar o acesso a esses valores.  

O principal benefício apresentado da moeda digital é a capacidade de se gerir melhor as finanças e o caixa de empresas, por não estar exposto à volatilidade do mercado de criptoativos.De ordem prática, o real digital pode ser entendido como uma evolução simples do pix. É uma representação digital para transacionar de forma rápida.

O Real Digital é mais uma iniciativa desenvolvida pelo lab de inovação do Banco Central, que já tem como experiências positivas o pix e mais recentemente, e em fase de desenvolvimento no mercado, o open finance.  Sobre o open finance, a expectativa é que se tenham mais players no mercado financeiro para a construção de serviços mais personalizados e competitivos.

O Impacto da Inteligência Artificial na Vida das Pessoas

Palestrante: Alexandre Del Rey, CEO and Founder, I2AI – International Association of Artificial Intelligence

Estima-se que as tecnologias de IA podem gerar uma economia de US$15 trilhões até 2030. E por que isso?

O impacto da IA nos negócios se dá em 5 pontos principais: 

    1. Produtividade: melhoria de processos e otimização de recursos

    2. Velocidade: algoritmos capazes de acelerar processos e buscar resoluções de problemas de forma mais rápida

    3. Qualidade: maior eficácia no tratamento e análise de dados. Capacidade de cruzar variáveis distintas para melhores resultadors

   4. Experiência: possibilidade de criação de experiências em massa de forma personalizada, muito graças a tecnologias de realidade sintética.

Sobre o futuro do trabalho com a IA: a substituição de trabalhos mecânicos e maiores oportunidades para empresas melhorem produtividade e competitividade.

O South Summit Brasil acontece em Porto Alegre entre os dias 5 e 6 de maio, no Cais Embarcadero, conta com mais de 10 mil inscritos de 76 países, 526 palestrantes, 89 fundos de investimentos, 12 unicórnios – startups com valor de mercado superior a US$ 1 bilhão  – e 990 startups inscritas para a competição, sendo 50 finalistas.

Assine a nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do varejo, economia,
projetos de inovação e tendências do Rio Grande do Sul!

    Você é associado à CDL POA?*



    Data

    04 maio 2022

    Compartilhe