Nova jornada de compra é tema de pesquisa
25
SETEMBRO, 2017
Notícias
Sete em cada 10 brasileiros concordam que a tecnologia facilita suas vidas. É o que revela a terceira edição da pesquisa Kantar Talks Brazil. Batizado de “Shoppers Into Buyers”, o levantamento mostra as principais tendências que impactam a jornada de compra.
O Brasil lidera o ranking entre os países nos quais os consumidores querem tornar o dia a dia mais fácil – 83% da população. E a maneira encontrada pelas companhias para simplificar a vida do comprador é apostar na hiperconveniência – quando as facilidades oferecidas quebram as barreiras de tempo e do espaço para a realização da compra.
Dessa forma, ações do mundo digital alteraram a jornada de compra (“path to purchase”), tornando-a menos linear, mais interativa e com mais touchpoints. Personalizar, criar, dividir e influenciar se tornam peças-chaves para a decisão de compra.
Hoje em dia, é preciso conversar com o potencial comprador (shopper), imerso em um ambiente multimídia, multitela e composto de várias plataformas. O internauta contemporâneo está mais bem informado e percebe claramente quando uma campanha é crossmedia (a distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e off-line). E, atento a isso, envolve-se cada vez mais com as marcas nas redes.
Apesar da expansão da penetração da internet no mundo todo, com destaque para o Brasil, informações da Kantar Millward Brown mostram que apenas 5,3% dos acessos ao e-commerce se convertem em vendas. Entre os principais desafios da venda online estão a comunicação atrativa, sem ser invasiva, e apresentação de uma plataforma simples e que gere uma experiência positiva.