Mudança em decreto permite abertura do comércio de Porto Alegre de segunda a sexta
19
AGOSTO, 2020
Notícias
Com alterações no decreto 20.625, de 23 de junho de 2020, nesta quarta-feira (19), a Prefeitura de Porto Alegre passou a permitir o funcionamento do comércio de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Os shoppings abrirão nos mesmos dias, mas com horário diferenciado, das 12h às 19h. As novas determinações estão estabelecidas no decreto 20.698, que entra em vigor na sexta-feira (21).
A publicação prevê, ainda, que os hospitais encaminhem diariamente, até as 11h, as informações solicitadas sobre pacientes internados e aguardando leitos nas emergências hospitalares. As mudanças no horário do comércio foram acordadas em reunião com as entidades empresariais nesta terça-feira (18). Segundo o presidente da CDL Porto Alegre, Irio Piva, o segmento comemora esta concessão, resultado das inúmeras tratativas entre o prefeito Nelson Marchenzan Junior e as lideranças municipais: “é, sem dúvida, um incremento significativo para a retomada econômica. Mas continuaremos na defesa do pedido de abertura do comércio aos sábados, principal dia de faturamento”.
Veja as mudanças publicadas no decreto 20.698:
Comércio – Os estabelecimentos comerciais, inclusive em centros comerciais, ficam autorizados a funcionar somente de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, exceto os arrolados como permitidos ou essenciais, que não possuem restrição de funcionamento.
Shoppings – Os estabelecimentos comerciais localizados em shoppings centers ficam autorizados a funcionar somente de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. A exceção para os considerados essenciais também vale para os shoppings.
Aeroporto – Os estabelecimentos comerciais localizados no aeroporto internacional Salgado Filho ficam autorizados a funcionar independentemente de dias e horários.
Esportes individuais – Fica permitida a prática de esportes individuais, inclusive em clubes sociais, quadras esportivas e condomínios, desde que sem contato físico, com distanciamento mínimo de 2 metros entre os praticantes.
Dados: Prefeitura Municipal de Porto Alegre
___________________________________________________
A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.