Com ingressos esgotados, a segunda edição do Moda pelo Rio Grande do Sul reuniu lojistas, influenciadores e especialistas nesta quarta-feira (04/06), no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre. Promovido pela CDL POA e idealizado pela estilista e influenciadora Joy Alano, o evento consolidou-se como um espaço relevante de troca e inspiração para o setor da moda.
Ao longo do dia, nomes de destaque nacional como Jorge Grimberg, Isabela Bez, Camilla Menezes, Claudia Bartelle, Paulo Selani, Silvia Belluzzo, Ester Morgan e a própria Joy Alano abordaram temas essenciais para o futuro do varejo de moda: comportamento de consumo, liderança, inovação, estratégias digitais, visual merchandising e experiência de marca.
Como foi o Moda Pelo Rio Grande do Sul
Na abertura, Joy Alano relembrou que o projeto nasceu após as enchentes de 2024: “Tudo começou com um sonho. Se for para sonhar, exagera!”. O presidente da CDL POA, Irio Piva, reforçou a importância do evento para a retomada econômica: “Nosso povo mostrou resiliência. Vamos falar de moda, de gestão, de futuro. Vamos exagerar!”.
Entre os conteúdos apresentados, Isabela Bez destacou as macrotendências da moda até 2026, como sustentabilidade, ancestralidade e nostalgia. Silvia Belluzzo provocou o público sobre o TikTok como ferramenta estratégica de descoberta e vendas, enquanto Ester Morgan trouxe uma abordagem prática para a gestão de equipes multigeracionais.
Paulo Selani enfatizou o papel do visual merchandising como linguagem da loja física, e Joy Alano mostrou como transformar conteúdo digital em autoridade, conexão e conversão. Jorge Grimberg falou sobre o impacto da tecnologia nas relações humanas e propôs: “O amor pode ser a nova métrica do futuro”.
Camilla Menezes deu uma aula sobre como se comunicar com segurança. Com ênfase na comunicação feminina, apresentou as raízes das inseguranças e compartilhou ferramentas para a superação pessoal diante das dificuldades. Com carisma e presença, emocionou ao explorar técnicas de comunicação verbal e não verbal.
Na última conversa do dia, Joy Alano e Claudia Bartelle compartilharam o palco em um bate-papo intimista sobre mudanças, propósito, autoconhecimento e bem-estar. Cura, filantropia e autocuidado foram os temas centrais da troca que encerrou o evento com sensibilidade e inspiração.
Com curadoria abrangente e foco em conteúdo prático e aplicável no cotidiano, o Moda pelo RS reforça a força criativa e estratégica do varejo de moda gaúcho — que segue em movimento.