Neste ano, a NRF Retail’s Big Show & EXPO, realizada na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, movimentou o cenário empreender entre os dias 16 e 18 de janeiro. Parte da delegação de 15 líderes do varejo gaúcho, capitaneada pelo Sebrae RS, a CDL POA marcou presença na Feira e nas visitas técnicas, representada pelos membros da Entidade: presidente Irio Piva; vice-presidente, Octávio Scheibe; o Superintendente, Maico Renner; e o gestor de Marketing e Inovação, Rafael Guerra. Ainda, participam da imersão representantes de 10 pequenos negócios gaúchos. Todos cumprem os protocolos sanitários relacionados a Covid-19, como vacinas, testes e proteção facial.
Como primeira entrega da CDL POA a seus associados, parceiros e ao mercado varejista, a Entidade realiza, em suas plataformas digitais, uma série de análises a partir das percepções de suas lideranças, presentes na Feira. Nesta edição, o vice-presidente Administrativo e Financeiro da Entidade, Octávio Scheibe, elenca os principais destaques desta edição da Feira:
“Vejo o Metaverso como o ponto de destaque da NRF 2022, pois ainda é muito novo e precisa ser melhor compreendido na sua extensão. Se mostra uma alternativa de canal de consumo, além da física e digital já existentes. Entretanto, não se restringe a isto. Existem várias outras implicações que a medida que for incorporada à rotina das pessoas, permitirá entender melhor suas outras potencialidades”.
Segundo especialistas, Metaverso é um universo virtual, com uma internet imersiva. Nele, as pessoas interagem e realizam as atividades que quiserem, como trabalhar, passear e comprar. Cada um monta seu avatar como quiser. Pode comprar roupas e calçados para vesti-lo, assim como pode construir a sua casa. O termo metaverso apareceu pela primeira vez em um livro de ficção científica chamado de Snow Crash (Nevasca), escrito por Neal Stephenson em 1992. As pessoas usavam o metaverso para escapar da realidade.
No entanto, o Metaverso ainda está em construção, e é considerado um complemento à internet. Já é possível “desfrutá-lo” em algumas plataformas, como jogos de videogame (Roblox, Minecraft e Fortnite), mas todas terão que ser interligadas para que ele alcance a ideia proposta. Dono do Instagram e do WhatsApp, o Facebook, por exemplo, mudou já seu nome para Meta e está criando um mundo virtual. A Microsoft anunciou avatares no Teams, plataforma que tem sido muito usada pelas empresas durante a pandemia. A realidade virtual e aumentada é usada para criar os ambientes. Por exemplo, um dispositivo colocado nos olhos, como aqueles grandes óculos, é usado para viver este mundo. Para sustentar esse fluxo todo de dados, a internet 5G é considerada essencial. No Brasil, ela começará a ser implementada em 2022.
PÓS-NRF 2022 – ACELERE O SEU NEGÓCIO
A presença da Entidade varejista na feira objetiva a retomada do tradicional evento Pós-NRF, oportunizando aos gaúchos todas as novidades e aprendizados colhidos na missão. O Pós-NRF, promovido pela CDL POA, acontece no dia 31 de janeiro, no Teatro da Unisinos, em Porto Alegre, às 18h. Dentre as presenças confirmadas estão o presidente da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), Eduardo Terra, considerado um dos principais especialistas de varejo do Brasil; Guga Schifino, Head de Transformação Digital da DX.CO | 4all Group, curador da FFX e conselheiro da CDL Porto Alegre; e Fabiano Zortéa, Coordenador de Varejo no Sebrae-RS, além de outras atrações.