Manual de boas práticas para os negócios em tempos de crise - CDL POA

Manual de boas práticas para os negócios em tempos de crise

Estamos em um momento desafiador, no qual as empresas precisam equilibrar a continuidade dos negócios com um posicionamento responsável e sensível às circunstâncias. Aqui estão algumas dicas para manter uma boa conduta de negócios durante essas situações:

1. Comunicação Clara e Transparente

• Informar Clientes e Parceiros: Mantenha todos informados sobre a situação, impacto nas operações e qualquer alteração nos serviços ou produtos. Use canais como e-mails, redes sociais e o site da empresa.
  • Transparência: Seja honesto sobre os desafios enfrentados e os passos que a empresa está tomando para lidar com a situação.
  • Estabeleça um Comitê de Crise: Prepare seu negócio para todos os possíveis cenários, saiba como responder a questões e solicitações. Mantenha contato com Defesa Civil, Entidades e Organizações Civis para entender como está o ambiente e como sua empresa pode colaborar.

2. Empatia e Sensibilidade

• Pessoas em Primeiro Lugar: Certifique que seus clientes, colaboradores, fornecedores estão em segurança e recebendo a ajuda necessária.
  • Entendimento da Situação: Reconheça o impacto da catástrofe nas vidas das pessoas e mostre empatia em suas comunicações.
  • Apoio Comunitário: Participe ou contribua para esforços de ajuda e recuperação. Isso pode incluir doações, suporte logístico ou outros tipos de assistência.

3. Continuidade dos Negócios

• Plano de Continuidade: Tenha um plano de continuidade bem definido para minimizar interrupções. Isso pode incluir trabalho remoto, diversificação de fornecedores e digitalização de operações.
  • Flexibilidade e Adaptação: Esteja preparado para ajustar estratégias de negócios conforme necessário para responder às mudanças nas condições do mercado e nas necessidades dos clientes. A situação financeira dos clientes pode ter mudado, então atente-se às ações de cobrança, às vendas com flexibilização de pagamento e ao acesso facilitado a serviços e produtos.
  • Fornecedores: Ainda que seu negócio não esteja em uma zona de risco, certifique-se de que seus fornecedores não foram impactados. Prazos e expectativas devem ser alinhados.

4. Responsabilidade Social Empresarial (RSE)

• Ações Proativas: Mostre liderança através de ações proativas de RSE, como apoiar iniciativas de recuperação ou fornecer produtos/serviços essenciais em condições especiais.
  • Parcerias com ONGs: Colabore com organizações não-governamentais para amplificar o impacto dos esforços de ajuda.
  • Use sua Influência: Mobilize empresas do seu segmento de atuação, parceiros ou organizações locais para ajudar quem foi afetado.

5. Cuidado com os Funcionários

• Segurança e Bem-Estar: Priorize a segurança e o bem-estar dos funcionários, condições de trabalho flexíveis e assistência financeira, se possível.
  • Comunicação Interna: Mantenha uma comunicação constante com os funcionários sobre as medidas tomadas pela empresa e ofereça suporte se necessário.

6. Gestão de Reputação

• Ações e Imagem: Ações falam mais alto do que palavras. Atue de maneira a demonstrar responsabilidade e preocupação genuína com a situação.
  • Evitar Exploração Comercial: Não tire proveito da catástrofe para ganho comercial imediato. A percepção de oportunismo pode prejudicar a reputação da empresa a longo prazo.

7. Inovação e Soluções

• Desenvolvimento de Soluções: Se possível, desenvolva ou ajuste produtos e serviços que possam ajudar as pessoas a enfrentar melhor a situação da catástrofe.
  • Feedback dos Clientes: Utilize o feedback dos clientes para ajustar suas ofertas e atender melhor às necessidades emergentes.

8. Acompanhamento e Avaliação

• Monitoramento Contínuo: Acompanhe de perto a evolução da situação e adapte suas estratégias conforme necessário.
  • Avaliação Pós-Crise: Após a crise, avalie o desempenho da empresa e as lições aprendidas para melhorar sempre e se preparar para futuras crises.

Seguir essas dicas pode ajudar sua empresa a manter a continuidade dos negócios enquanto demonstra responsabilidade social e empatia durante os períodos de catástrofes. Se deseja baixar o material completo para ter acesso sempre que necessitar, clique aqui e faça o download

22 maio 2024