Lojas Pop-up: seu E-Commerce como ponto físico

Lojas Pop-up: seu E-Commerce como ponto físico

Sair da zona de conforto não é fácil, mas pode trazer resultados bastante satisfatórios para o seu negócio. Todo empreendedor quer ver seu negócio crescer e se desenvolver, mas o receio de dar o próximo passo e arriscar pode acabar estagnando um negócio. Para resolver isso, existem soluções como a criação de uma Loja Pop-Up física para diversificar a marca ou implementar uma franquia testando uma região ou público específicos.

Lojas pop-up são estabelecimentos temporários que surgem em locais estratégicos por um período determinado. Elas oferecem uma oportunidade única para marcas apresentarem seus produtos diretamente aos consumidores, sem o compromisso de um contrato de longo prazo.

Com elas você consegue testar se seu negócio online tem potencial para ter um local físico, avaliando se a presença física temporária consegue atrair público e tem mercado para pensar em um a longo prazo com investimento bem superior.

Abertura da Loja Pop-Up

Como qualquer decisão empresarial, tudo começa com pesquisa e planejamento. Se você é uma marca estabelecida, provavelmente possui dados sobre produtos e clientes. Utilize as ferramentas que você tem para coletar essas informações e traçar sua estratégia da melhor maneira.

Através desses dados, você conhece os produtos mais vendidos e as épocas com mais vendas, o que pode te ajudar a decidir no que focar na escolha de estoque para a loja pop-up. Além disso, consegue analisar o público em detalhes como gênero, classe social (ou renda média), idade e onde moram. Isso pode facilitar a decisão de onde você irá investir a abertura da sua loja.

Por exemplo, você pode optar por se concentrar em levar uma linha popular a um grande público em um local movimentado em uma metrópole. Já uma marca de menor porte pode optar por fazer uma parceria com uma marca maior e ter um espaço dentro dela para oferecer seus produtos.

Uma loja pop-up presencial é encontrar o local certo. Alguns dos principais modelos são:

  • Quiosque em shopping center;
  • Loja na rua principal;
  • Loja móvel;
  • Loja dentro de uma loja maior;
  • Espaço em eventos.

Caso você não tenha tantos dados para decidir o público certo ou o melhor local para implementar sua loja pop-up, a CDL Porto Alegre pode te ajudar com as Soluções para Prospecção.

Através delas, você tem acesso a um banco de dados para segmentação de público e geolocalização que pode auxiliar na escolha do melhor ponto para você abrir sua loja pop-up em busca de maximizar seus resultados. Acesse o site da CDL Porto Alegre e entre em contato.

Benefícios das Lojas Pop-up

Embora as compras on-line facilitem a vida do consumidor e até do lojista, há experiência que apenas a loja física permite. Pegar, provar, tocar ou experimentar o produto muitas vezes é importante na hora da compra. Caso o produto que você venda online possa usar uma experiência como essa, talvez a loja pop-up seja uma boa ideia. Imagine o caso de uma loja de cremes corporais: mesmo que você venda apenas online no momento, o produto pode gerar uma ótima oportunidade para uma loja pop-up física onde o cliente pode ter experiências sensoriais profundas.

Outro ganho é o aumento de visibilidade. Buscar um novo mercado também auxilia a encontrar novos clientes. Dessa forma, sua marca ganha uma cara, o que pode ajudar no aumento de vendas tanto da loja pop-up quanto do seu e-commerce, aumentando a conexão entre você e seu consumidor.

Além disso, Pop-Ups são econômicas. Abrir uma loja temporária exige pouco recurso em comparação com uma loja física de grande porte. Elas podem custar até 80% menos do que uma loja permanente, de acordo com pesquisa realizada pela The Store Front.

E já que falamos de visibilidade e economia, podemos ressaltar também o provável aumento de tráfego na sua loja online. Ter novos clientes chegando na sua loja temporária e conhecendo sua marca, pode acabar fazendo com que pesquisem na internet e cheguem ao seu e-commerce, o que irá aumentar o número de visitantes e, consequentemente, pode incrementar as vendas.

Análise da Loja Pop-up

A experiência da Loja pop-up é muito boa para o seu negócio, mas melhor ainda é saber a percepção do público sobre o seu trabalho. Então, após encerrar a experiência, faça uma análise completa.

Acompanhe as principais métricas, como volume de vendas, tráfego de pedestres, taxa de conversão (número de vendas dividido pelo número de pessoas que foram atendidas), valor médio do pedido e compras repetidas, para medir o desempenho. Compare esses números com seus objetivos iniciais para avaliar o retorno sobre o investimento feito.

Além disso, reúna feedback dos clientes por meio de pesquisas para compreender sua experiência e identificar áreas de melhoria, seja para a marca como um todo ou para futuras experiências presenciais. Aproveite as redes sociais para captar feedbacks dos seus clientes. Seja por comentários ou por posts publicados.

Ao combinar dados quantitativos e feedback qualitativo, você pode refinar suas estratégias para futuros eventos pop-up e aumentar a eficácia geral. Talvez você descubra que sua marca tem mais potencial do que você imaginava para ter um espaço físico permanente, ou até para ampliar o número de lojas e criar uma franquia ou pode acabar descobrindo interesse do consumidor para ter um e-commerce mais desenvolvido.

Com tantas oportunidades para o desenvolvimento da sua marca através das lojas Pop-up, que tal fazer um teste e buscar novos públicos e mercados, saindo da zona de conforto? A CDL Porto Alegre está sempre ao lado do lojista, ajudando a crescer seu negócios! Não esqueça de conferir nossas soluções de prospecção para tornar ainda mais efetiva sua ação com lojas pop-up.

Data

30 outubro 2024

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8008

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.