Potencializando as vendas de lojas físicas através de Marketplaces: Estratégias e Benefícios

Em um mundo conectado, os marketplaces ampliam o alcance das marcas e oferecem uma plataforma robusta para conectar varejistas com uma ampla base de clientes. Em um mercado cada vez mais competitivo, a presença nos marketplaces não é apenas uma vantagem, mas uma necessidade estratégica para os negócios que desejam vender mais.

O Que São Marketplaces

Caso você ainda não saiba, marketplaces são plataformas online nas quais qualquer pessoa pode vender seus produtos. Elas funcionam como shoppings virtuais, servindo como um espaço para lojistas oferecerem suas mercadorias. Exemplos de grandes marketplaces incluem Mercado Livre, Magazine LuizaAmericanas.

Diferentemente das lojas online próprias, onde uma empresa vende exclusivamente seus produtos, os marketplaces permitem que diferentes vendedores compartilhem uma plataforma comum. Nas lojas próprias, o controle sobre a experiência do cliente, design e marketing é mantido pela empresa. No entanto, ao usar um marketplace, os vendedores se beneficiam da enorme base de usuários e da infraestrutura estabelecida pela plataforma, embora muitas vezes com menos controle sobre a apresentação dos produtos e políticas de venda.

Benefícios dos Marketplaces

Alcance e Visibilidade

A grande vantagem dos marketplaces é a grande visibilidade que seus produtos podem ganhar, já que essas plataformas chegam com sua própria base de usuários fiéis.

Além de chegar com esses consumidores, elas também fornecem um sistema robusto de alta tecnologia, além de investir em otimização de mecanismos de busca (o que auxilia na descoberta do seu produto), assim como investir em ações de marketing próprias que trazem ainda mais clientes para dentro das lojas do marketplace.

Inclusive, muitos marketplaces oferecem ferramentas de segmentação que permitem que você direcione seus produtos a públicos específicos com base em comportamentos de compra, localização geográfica e preferências. Isso ajuda a garantir que seus produtos sejam vistos pelas pessoas certas que os estão buscando.

Redução de Custos Operacionais

Os marketplaces podem ser ótimos aliados na redução dos custos operacionais das lojas físicas, especialmente nos aspectos de logística e marketing. Por operarem em grande escala, atingindo um mercado global, os marketplaces permitem negociar melhores tarifas de envio e condições com fornecedores logísticos. Assim é possível diminuir significativamente os custos de frete e distribuição. Além disso, muitos deles já oferecem os próprios serviços integrados, como armazéns de fulfillment e gerenciamento de estoque. Utilizar esses serviços elimina a necessidade de investir em infraestrutura própria, reduzindo ainda mais custos fixos e operacionais.

Por fim, muitas plataformas; para não dizer todas; possuem grandes orçamentos de marketing e executam campanhas publicitárias que incluem todos os vendedores na plataforma. Isso permite que sua loja aproveite uma exposição significativa sem os custos associados à publicidade e marketing por conta própria.

Dados e Insights Valiosos

Os dados e análises fornecidas pelos marketplaces auxiliam seu negócio a entender o comportamento do consumidor e ajustar suas estratégias de venda na loja física. Essas métricas desvendam as preferências dos clientes, padrões de compra e muito mais, permitindo que seu negócio conheça seu cliente e tome decisões personalizadas para cada um.

Seu negócio pode identificar desde contatos para mailings, estudar padrões de compra de cada um, identificar produtos que mais saem e para que tipo de cliente sai, entender a localização dos clientes e ainda receber feedbacks e avaliações para permanecer melhorando o serviço e produtos. Com os dados identificados, você consegue personalizar ofertas, fazer uma melhor gestão de inventário, trabalhar um marketing direcionado, além de criar campanhas e produtos que agradem seu público fiel.

Com o uso de marketplaces, as lojas físicas conseguem maximizar suas vendas, aproveitando plataformas prontas para alcançar um público além da sua região. Quer receber todos os nossos conteúdos para ficar atento às melhores oportunidades para melhorar seu negócio? Assine nossa newsletter abaixo e receba todo o nosso conteúdo Para Seu Negócio.

Assine a nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do varejo, economia,
projetos de inovação e tendências do Rio Grande do Sul!

Você é associado à CDL POA?*

23 outubro 2024