Liberação de crédito para o consumidor: como funciona? - CDL POA

Liberação de crédito para o consumidor: como funciona?

Saiba a importância da análise e da gestão de riscos no momento de conceder crédito

A liberação de crédito para o consumidor demanda organização e o cumprimento de diferentes etapas para garantir a segurança da operação. Entre elas estão: cadastro, análise do perfil, realização de contrato, entre outras. O crediário ainda é um meio de pagamento que atrai novos consumidores e proporciona mais facilidade de compra para os consumidores. 

Para começar a conceder crédito aos clientes, a empresa precisa primeiramente estabelecer uma política de crédito adequada, detalhando quais os requisitos para as operações. Um dos objetivos da política de crédito é, justamente, estabelecer regras sobre o crediário, facilitando o dia a dia da organização. 

A partir de uma política de crédito bem definida, a empresa deve alinhar junto às equipes de vendas quais serão os critérios adotados para as concessões, como limites de valores e prazos para pagamentos. O objetivo das definições que antecedem a liberação do crédito é garantir um crediário mais seguro, tanto para os consumidores, quanto para as empresas.

Liberação de crédito: análise e gestão de riscos

Entre os principais pontos para garantir a fluidez de caixa da empresa e também o bom funcionamento do crediário estão as análises e também a gestão de riscos. Se a empresa realiza atualização constante das informações dos clientes, tem condições de realizar a análise de risco. Assim, é fundamental que sejam observados tanto o histórico de pagamentos, quanto a situação financeira atual dos consumidores, bem como informações complementares do cadastro como endereço e telefones para contato, por exemplo.

Vamos aos principais pontos:

  • Definir uma política de crédito e estabelecer critérios para a concessão: alinhar junto às equipes de vendas quais serão os critérios adotados para as concessões, como limites de valores e prazos para pagamentos;
  • Análises e gestão de riscos: observar tanto o histórico de pagamentos, quanto a situação financeira atual dos consumidores, bem como informações complementares do cadastro como endereço e telefones para contato;
  • Formalizar contrato e manter comunicação: é fundamental especificar todas as condições do crediário em contrato e também realizar comunicação frequente com o cliente, mesmo pós-concessão, para garantir os pagamentos e reduzir os riscos de inadimplência.

Com isso, além de reduzir os riscos de inadimplência, a empresa também pode definir os melhores limites e prazos para cada caso. Na CDL POA, as associadas encontram as Consultas Positivas, solução que visa garantir um crédito assertivo e seguro para as empresas. A partir das Consultas é possível acessar relatórios completos com o melhor score do mercado, além de recomendar o limite de crédito mais indicado para pessoas e empresas.

Data

31 agosto 2022

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