Entre as crianças consultadas, videogames, assistentes virtuais e recarga de jogos online estão entre os itens mais desejados. Já entre os entrevistados que irão às compras, brinquedos (47%) e moda e acessórios (18%) dominam as listas de presentes.
A CDL POA lança levantamento para o Dia das Crianças e aponta novidades em tendências de comportamento e consumo infantil potencializadas no período pós-pandemia. A Entidade também aferiu como os consumidores planejam a compra de presentes e as comemorações para a data. O material mostra que a nova geração está sendo formada em um cenário onde o digital é parte permanente do cotidiano, em especial, no lazer e no entretenimento.
Segundo o presidente da CDL POA, Irio Piva, “o estudo objetiva trazer luzes ao ambiente dos negócios, ampliando as possibilidades de comercialização para os empreendimentos relacionados ao universo infantil e também àqueles de outros segmentos que buscam ampliar vendas e veem a celebração como uma oportunidade”, explica o dirigente.
Mais de 300 consumidores de Porto Alegre e Região Metropolitana, por telefone, revelaram suas preferências para a compra de presentes, quem irá recebê-los, a forma de celebração escolhida e o valor investido. A Entidade mostra as percepções dos consumidores sobre o interesse das crianças por roupas ou brinquedos relacionados a programas ou personagens de TV ou Internet, e sobre a restrição ao uso de telas e as preferências no brincar. Dentro da amostra, 63% dos entrevistados demonstram interesse em presentear, enquanto 37% afirmam que não comprarão presentes ou celebrarão a data comemorativa.
Na escolha dos itens que serão adquiridos, ganham destaque os tradicionais brinquedos (47%), moda e acessórios (18%), jogos eletrônicos e afins (6%), jogos de tabuleiro (5%), itens eletrônicos (4%), artigos esportivos (4%), entre outros (20%) – nessa categoria aparecem com recorrência: dinheiro, atividades que envolvam uma experiência, recarga para jogo online, doces, brinquedos educativos e artigos religiosos, como bíblia.
Dentre os presenteados estão filhos (40%), netos (24%), afilhados (13%), sobrinhos (10%), entre outros (13%) – nessa categoria, há presença recorrente de crianças contempladas em ações solidárias. A comemoração da data deve ocorrer em casa para 37% dos consumidores, 14% pretendem fazer uma atividade ao ar livre, 6% querem ir ao shopping, 3% sairão para comer, 3% viajarão, 2% irão a um parque de jogos eletrônicos e 5% farão outras atividades, como ir à igreja, ao cinema e a ações beneficentes. Dentro da amostra, 8% não pretendem celebrar, mesmo adquirindo itens para a data.
Os valores investidos no Dia das Crianças, na Grande Porto Alegre, devem chegar a R$ 50, para 16% dos entrevistados; entre R$ 51 e R$ 100, para 26%; entre R$ 101 e R$ 200, para 31%; entre R$ 201 e R$ 300, para 12%; entre R$ 301 e R$ 400, para 4%; e acima de R$ 401, para 11%.
Quando os entrevistados são indagados sobre questões comportamentais, que circundam o dia a dia das crianças as quais presentearão, por exemplo, sobre a restrição ao uso de telas (TVs, celulares, tablets, internet em geral), a maioria (56%) indica que sim, há limitação ao tempo de uso. Sobre o apreço dessas crianças por roupas ou brinquedos relacionados a programas ou personagens exibidos na TV ou na Internet, 67% afirmam que há preferência por esses itens. A respeito da predileção por diferentes tipos de entretenimento, apontam que 33% das crianças preferem brinquedos; 24%, eletrônicos; 20%, atividades ao ar livre; 12%, prática de esportes; e 11%, não sabem responder.
A prova real dos dados: qual o perfil das crianças no pós-pandemia
CDL POA conversou 12 crianças entre 2 e 11 anos, em levantamento qualitativo, em formato online, para compreender como brincam, o que desejam e quem são seus ídolos, neste momento atual, que sucede o período da pandemia de Covid-19. Para isso, foram elaborados rankings com as predileções infantis:
Categoria – Brincadeira favorita: segundo a amostra, quando a criança pensa no brincar, as iniciativas lúdicas ganham espaço e, ainda hoje, sobrepõem-se aos eletrônicos.
1º Lugar
Brincadeiras tradicionais como esconde-esconde e pega-pega
2º Lugar
Dança e esportes
3º Lugar
Jogos de computador
4º Lugar
Atividades manuais e artísticas
Categoria – Presente para o Dia das Crianças: ao pensar em algo material, representado por um presente, a criança refere itens mais ligados ao universo tecnológico, como jogos de videogame, robôs e personagens de séries de TV ou streaming. Surgem, até mesmo, recargas digitais para jogos.
1º Lugar
Jogos de computador, videogame e robôs; brinquedos tradicionais, como carrinhos, panelinhas, slime.
2º Lugar
Brinquedos de super-heróis e personagens de desenhos animados; eletrônicos, como assistentes virtuais e celulares.
3º Lugar
Instrumentos musicais; moedas virtuais para jogos online; miniaturas colecionáveis; roupas; itens esportivos.
Categoria – Ídolo: as referências das crianças estão no ambiente dos heróis e personagens, como atletas, artistas, youtubers e, até mesmo, jovens que têm ganhado espaço na mídia atual em defesa de ideais coletivos, como Malala.
1º Lugar
Super-heróis
2º Lugar
Personagens de séries e desenhos animados; artistas, como cantores e atores; youtubers
3º Lugar
Atletas, como jogadores de futebol; ativistas de direitos humanos e sociais
Diante da realidade retratada, o projeto mostra que é impossível desconsiderar o cenário de pandemia, quando muitas