KPI em vendas: saiba o que é e como utilizá-lo para potencializar os resultados - CDL POA

KPI em vendas: saiba o que é e como utilizá-lo para potencializar os resultados

No competitivo mundo dos negócios, alcançar o sucesso nas vendas é um desafio constante. Para isso, é essencial contar com ferramentas e estratégias que permitam monitorar e controlar o desempenho comercial – uma dessas opções é o KPI.

Se você ainda não sabe o que significa essa sigla e como ela pode ser utilizada para garantir os melhores resultados em sua empresa, continue a leitura desse artigo!

O que é KPI?

É a sigla para Key Performance Indicator, ou Indicador-chave de Desempenho, em português. Trata-se de indicadores quantificáveis ​​que auxiliam na avaliação do desempenho de uma empresa ou equipe em relação a seus objetivos estratégicos.

Eles podem ser usados ​​em diversos segmentos, incluindo vendas, marketing, atendimento ao cliente e muitas outras. No contexto comercial, os KPIs são fundamentais para medir o progresso em direção às metas de vendas, identificar áreas de melhoria e tomar decisões informadas.

Qual é a diferença entre KPIs e métricas?

É comum observar uma certa confusão com os termos KPI e métricas, no entanto, vale lembrar que são coisas distintas e têm propósitos diferentes, embora ambos forneçam informações essenciais.

Métricas são números brutos que descrevem uma atividade ou resultado específico, como o número de visitantes em um site. Se essa métrica se transformar em um ponto importante para a sua estratégia como um todo, ela se torna um KPI.

Já os KPIs são análises específicas, que têm um impacto direto nos objetivos estratégicos da empresa. Ou seja, os KPIs são um subconjunto das métricas, escolhidos com base em sua relevância para as metas organizacionais.

Como escolher um bom KPI?

A escolha dos KPIs deve ser cuidadosa e alinhada com as metas da empresa. Aqui estão algumas diretrizes para selecionar com eficácia:

Relevância para os objetivos: certifique-se de que os KPIs escolhidos estejam diretamente ligados aos objetivos estratégicos da empresa. Se deseja aumentar as vendas, um KPI interessante pode ser uma taxa de conversão de leads em clientes, por exemplo.

Mensurabilidade: eles devem ser quantificáveis ​​e mensuráveis ​​de forma consistente ao longo do tempo. Isso permite uma análise precisa do progresso.

Reatividade: escolha KPIs que possam ser influenciados pelas ações da equipe. Com isso, os colaboradores conseguem adotar medidas para melhorar o desempenho.

Tempo e frequência: é importante definir o período de tempo para a medição dos KPIs, seja semanal, mensal, trimestral, etc.

Alinhamento com a equipe: envolver o time na seleção dos KPIs pode aumentar o alcance e o comprometimento com os objetivos.

5 características de um bom KPI

Veja, a seguir, as principais características de um KPI efetivo e funcional para o seu negócio:

1. Disponibilidade de mensuração: pode parecer óbvio, mas é importante lembrar que o KPI só terá validade quando se quantifica os números obtidos, de forma que sejam analisados posteriormente.

2. Importância para a base do negócio: o KPI precisa indicar os resultados da sua marca, considerando sempre se estão sendo atingidos.

3. Relevância: considere utilizar os KPIs que realmente vão fazer a diferença e que impactam nos seus objetivos, deixando de lado aqueles indicadores primários de “vaidade”, como comentários, curtidas e compartilhamentos em redes sociais.

4. Ajudar em escolhas inteligentes: um bom KPI vai trazer insights para novas campanhas, estratégias e ações de vendas.

5. Ter periodicidade: o KPI precisa ser mensurado com frequência, permitindo a compreensão do que está funcionando e o que deve ser alterado.

KPIs na área de vendas

Na área de vendas, os KPIs desempenham um papel crucial no monitoramento do desempenho da equipe e no alcance de metas. Alguns dos principais KPIs aplicáveis ​​incluem:

• Taxa de conversão, que relaciona o total de vendas com o número de visitas.

• Ticket médio, pois reflete o valor médio das vendas, permitindo identificar oportunidades para aumentar o valor por transação.

• Taxa de churn, a qual avalia a perda de clientes, ajudando a identificar problemas e melhorar o atendimento ao consumidor.

• Ciclo de vendas, medindo o tempo necessário para fechar um negócio, otimizando processos e aumentando a eficiência.

• Life Time Value, que define o valor que cada cliente gera para a empresa durante o período em que ele se relaciona com ela.

• Taxa de retenção, que reflete o sucesso da empresa em seus esforços para fidelizar os clientes.

• Duração do ciclo de vendas, que mostra quanto tempo o time leva, em média, para fechar uma venda.

• Taxa de fidelização de clientes, que mede o número de novas compras realizadas por quem já comprou anteriormente.

• Índice de ativação, que é a diferença entre a quantidade de clientes na carteira e os que efetivamente compram.

Materiais exclusivos, só no site da CDL

Acompanhe o blog da CDL POA e veja mais conteúdos como esse, para que sua empresa continue crescendo cada vez mais.

25 setembro 2023