Inteligência de mercado na oferta de crédito a PMEs

Solução da CDL POA pode auxiliar no aumento da oferta de crédito por pequenas e médias empresas

As micro e pequenas empresas (PMEs), por não terem grandes fluxos de caixa e grande histórico de liquidez, podem ter dificuldade de conseguir empréstimos e acesso ao crédito. Porém, fontes como o Cadastro Positivo podem mudar esse cenário e facilitar as transações. Dessa forma, há um espaço no mercado que ainda não é bem explorado e pode fazer com que essas empresas ampliem sua oferta de crédito com segurança, aumentando suas vendas e por consequência melhorar o caixa do seu negócio.

Nesse sentido, oferecer crédito pode ser um caminho para potencializar a capitalização das empresas, tendo em vista a dificuldade de conseguir empréstimos. Assim, elas podem operar crédito utilizando soluções modernas que permitem a oferta para uma base grande de consumidores e com segurança.

Com o uso das informações positivas é possível realizar uma análise aprofundada da situação das empresas e, ainda que não sejam de grande porte, agilizar os processos de concessão de crédito com menor risco de inadimplência. A tendência vem se espalhando especialmente em bancos digitais e fintechs que surgem com o objetivo de potencializar o crédito entre as PMEs.

Crédito Garantido na CDL POA

Na CDL POA, mesmo as empresas que não têm liquidez e grandes fluxos de caixa podem utilizar o Crédito Garantido – que permite a liberação de crédito ao consumidor final.

Com essa solução é possível obter maior rentabilidade ao oferecer outras opções de compra aos clientes. Aliado ao uso da base de dados do Cadastro Positivo, o Crédito Garantido proporciona maior assertividade na concessão de crédito por parte das PMEs.

Cadastro Positivo e a assertividade das operações de crédito

O objetivo de consultar as informações do Cadastro Positivo é diversificar as informações que vão compor de forma analítica o score positivo dos consumidores, além da possibilidade de gerar relatórios que ajudam a complementar na tomada de decisão. A consulta identifica o quanto uma pessoa está propensa a pagar ou não o que deve. Esse indicativo é relevante para a maioria das empresas, por ser uma forma de realizar vendas mais seguras, diminuir a inadimplência e não sair em prejuízo.

Em parceria com a empresa de inteligência analítica Boa Vista, a CDL POA atua como um gestor de banco de dados (GBD) e fornece informações positivas dos consumidores através do Cadastro Positivo. Esses dados permitem uma uma análise mais profunda e detalhada do perfil dos clientes e fornecedores. Assim é possível identificar negócios rentáveis que não seriam concretizados se só fossem observados os dados de inadimplência.

01 junho 2022