Inteligência Artificial no setor bancário: a tecnologia que está mudando o mercado - CDL POA

Inteligência Artificial no setor bancário: a tecnologia que está mudando o mercado

Já foi o tempo em que os consumidores precisavam ficar em filas e passar por processos burocráticos para ter acesso ao sistema bancário. A digitalização dos serviços financeiros proporcionou grandes avanços neste mercado, com ênfase para atendimento, criação e aperfeiçoamento de produtos, e desburocratização de processos. Agora, com a Inteligência Artificial no setor bancário, passamos por novas transformações que tornam o segmento ainda mais competitivo. 

E qual o impacto desta tecnologia para o setor?

Os bancos digitais, o PIX e o Open Finance trouxeram avanços tecnológicos transformadores no setor bancário, tanto para as empresas quanto para os consumidores. Neste momento, estamos à frente de uma inovação que mudará os negócios, tornando-os ainda mais automatizados, e proporcionando um espaço para olhar mais atentamente para a experiência e jornada do cliente. 

Aplicação da Inteligência Artificial no setor bancário

Atuação no combate à fraude 

Utilizando dados sobre os padrões de comportamento dos usuários e Machine Learning, as Inteligências Artificiais conseguem identificar tentativas de golpe ou fraude em tempo real, aumentando a segurança em transações digitais. Além disso, as informações imputadas durante as tentativas fraudulentas, permitem o aprimoramento de predições das ferramentas, evitando futuros ataques. Portanto, a IA colabora para um ambiente mais seguro, além de gerar relatórios que ajudam os desenvolvedores a identificar erros e criar softwares que aumentem a segurança no sistema bancário. 

Atendimento automatizado via chatbot

Até pouco tempo a relação entre bancos e clientes era muito conturbada, para tirar simples dúvidas era necessário se dirigir até uma agência ou esperar por atendimento telefônico, o que poderia demandar bastante tempo. Com a chegada dos bancos digitais, grande parte do atendimento bancário passou para o eletrônico, suavizando o relacionamento. Para cooperar ainda mais com este processo de digitalização, a Inteligência Artificial, por meio de um banco de dados, consegue tirar as dúvidas dos clientes e realizar tarefas rapidamente, sem precisar de um intermediário humano, como bloqueio de cartão ou solicitação de um novo. 

Hiperpersonalização

Um ponto comentado no Web Summit Rio 2023 foi a possibilidade da Inteligência Artificial melhorar a oferta e criação de novos serviços. Por meio dos dados, os bancos poderão traçar com mais precisão o perfil de cada cliente, direcionando assim as melhores soluções para cada pessoa ou empresa. Isto permitirá atendimentos mais personalizados, que compreendam a situação financeira de cada um, direcionando assim o banco na tomada de decisão e também cooperando para a saúde financeira do usuário. 

Além disso, com esta leitura dos perfis, é possível identificar problemas e dores dos clientes, ajudando na criação de novos serviços ou aperfeiçoando as soluções existentes. Se quiser saber quais os outros destaques do Web Summit Rio, baixe o nosso e-book

Análise de crédito para concessões assertivas

As consultas positivas da CDL Porto Alegre utilizam Inteligência Artificial para realizar análises financeiras completas de pessoas físicas e jurídicas. Por meio de dados restritivos (base do SCPC) e positivos (Cadastro Positivo), a IA cruza as informações com padrões de comportamento para gerar um relatório completo de cada cliente, indicando para a instituição se é indicado ou não conceder crédito, além de delimitar os melhores limites e parcelas para cada perfil. Todo esse processo torna a tomada de decisão das empresas mais seguras e assertivas, ajudando os negócios a se manterem longe da inadimplência. 

Revolução no setor bancário 

A Inteligência Artificial no setor bancário mantém as relações mais seguras, reduz custos e permite maior eficiência na proposta de soluções para empresas e consumidores. Tudo isto, melhora a experiência do cliente, proporcionando jornadas mais fluídas e assertivas para cada perfil. 

Com certeza, podemos esperar para os próximos anos – ou meses! – um aumento nos números de ferramentas que utilizam esta tecnologia dentro dos bancos, tendo em vistas todos os benefícios que ela já trouxe para o setor e o interesse do mercado sobre o assunto. 

 

Assine a nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do varejo, economia,
projetos de inovação e tendências do Rio Grande do Sul!

    Você é associado à CDL POA?*



    Data

    19 maio 2023

    Compartilhe

    Icone de telefone

    Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

    51 3017 8000

    Capitais e regiões metropolitanas
    De segunda a sexta , das 9h às 18h.