Insights da NRF 2023 na visão de um economista - CDL POA

Insights da NRF 2023 na visão de um economista

A NRF Retail’s Big Show é a maior feira do planeta sobre o varejo e suas tendências para o futuro, realizada anualmente em Nova York. Com o intuito de não esgotar os conteúdos abordados ao longo do evento de 2023, destaco abaixo alguns dos pontos que me chamaram a atenção.

Qual a percepção sobre o cenário econômico e quais medidas podem ajudar?

Diversos órgãos internacionais projetam que 2023 será desafiador. As previsões de janeiro do Banco Mundial, por exemplo, acusam que os Estados Unidos crescerão apenas +0,5% contra 2022, enquanto a Zona do Euro registrará estabilidade. Não está descartada uma recessão em nenhum dos dois casos, sendo que a probabilidade aumenta no segundo por conta da exposição superior do bloco à crise energética decorrente do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Os painelistas da NRF citaram que o quadro requer cautela, porém isso não os impedirá de aproveitar boas oportunidades. Nesse sentido, as respostas sobre o caminho para expandir as marcas em uma conjuntura complexa surgem a partir do atendimento das necessidades do consumidor, como:

→ Personalização;

→ Jornada de compra agradável, com o mínimo de fricções;

→ Habilidade em se adaptar rapidamente às mudanças nas preferências da demanda;

→ Senso de comunidade: como é possível participar efetivamente da realidade de um grupo de pessoas e fazer diferença em seu dia a dia?

Cultura organizacional:

A forte aceleração inflacionária nos EUA, cujo nível alcançou patamar inédito em 40 anos recentemente, impactou o mercado de trabalho americano. Estatísticas oficiais (BLS) apontam que os salários caíram 3,1% em termos reais em 2022 ainda como resultado dos efeitos da pandemia. Consequentemente, as empresas buscam ofertar políticas agressivas de benefícios para os colaboradores, contendo planos oftalmológicos, seguros de vida e de casa e assistência psicológica como forma de compensação.

Também cabe ressaltar a centralidade do papel da companhia na disseminação de princípios como inclusão, respeito e meritocracia. Por conseguinte, os treinamentos periódicos envolvem não só funcionários, como abrangem os prestadores de serviços e os fornecedores. A ideia é que as práticas transbordem para além da fronteira do ecossistema do negócio, favorecendo, deste modo, toda a sociedade.

Resale – comercialização de produtos usados:

Embora não seja novo, o assunto foi bastante mencionado. Muitas corporações têm investido na alternativa para demonstrar, por um lado, preocupação com relação à utilização de recursos escassos e à sustentabilidade. Por outro, a estratégia visa igualmente criar fluxo, engajamento e vendas.

A curadoria da loja é capaz de determinar o reuso de um artigo assim como o recebido pelo cliente, ou oferecer a execução de reparos. Logo, ambas as partes saem ganhando, e o estabelecimento consegue agregar valor.

Conclusão

Em suma, a NRF 2023 propôs uma série de soluções “pé no chão” para elevar a eficiência operacional. A tecnologia é uma natural aliada, mas vários procedimentos relativamente simples podem – e devem! – ser adotados para intensificar a conexão com o público.

Assine a nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do varejo, economia,
projetos de inovação e tendências do Rio Grande do Sul!

Você é associado à CDL POA?*

25 janeiro 2023