A CDL Porto Alegre divulga o estudo técnico da Assessoria Econômica sobre a Inflação do Dia das Crianças 2025. Conforme a pesquisa, os preços da cesta que abrange 22 bens e serviços atrelados à celebração sofreram aumento de +4,6% no Brasil e de +2,0% na Região Metropolitana de Porto Alegre (RM de POA) no acumulado dos últimos 12 meses até agosto. Logo, as variações foram menores do que a inflação cheia medida pelo IBGE no mesmo período (+5,1% em nível nacional e +4,3% no âmbito regional).
Os maiores crescimentos em termos absolutos na RM de POA ocorreram para chocolate em barra e bombom (+34,0%) e pacote turístico (+17,5%). No entanto, o peso de ambos não é tão significativo, de modo que o lanche (+12,9%) e a refeição (+8,9%) exerceram as principais influências para a alta do indicador. Já as maiores quedas ocorreram em passagens aéreas (-19,8%), agasalho infantil (-6,4%) e vestido infantil (-5,2%). Os brinquedos, símbolo da data, tiveram aumento de +4,9%.
De acordo com o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, apesar da desaceleração em comparação com a edição de 2024 (+7,6%), o cenário econômico exige cautela. “A inadimplência vem subindo de forma expressiva. Além disso, parcela relevante dos gastos das famílias é comprometida com juros e amortizações de dívidas. Portanto, ter um orçamento bem definido, pesquisar preços e antecipar compras são estratégias fundamentais para que os gastos se adequem ao planejamento financeiro”, ressalta.
