
O Núcleo Econômico da CDL POA divulgou o Indicador de Inadimplência do mês de julho. De acordo com a base de informações restritivas da Boa Vista Serviços S.A.– a maior disponível para o Rio Grande do Sul –, o percentual de pessoas físicas com algum tipo de limitação em crédito, cheque ou protesto somou 29,4% no Rio Grande do Sul e 31,6% em Porto Alegre no encerramento de julho de 2022. Além de superarem a média nacional (28,7%), ambos os percentuais são os maiores desde o início do levantamento, em fevereiro.
As estimativas sinalizam que a população adulta (acima de 18 anos) inadimplente é de 2,634 milhões no RS e de 368,4 mil em POA de acordo com o Núcleo Econômico da Entidade. Na transição de junho para julho, 8.959 gaúchos passaram a integrar esse grupo. Segundo o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, mesmo com o alívio da inflação no mês, os preços seguem bastante elevados considerando intervalos de tempo mais longos, pressionando o orçamento das famílias. “Os efeitos defasados do aumento de juros sobre a atividade continuam a pesar negativamente. Além disso, o mercado de trabalho, a despeito da forte retomada, segue gerando renda inferior ao período pré-pandêmico, em função dos patamares consideráveis de informalidade e da inflação alta”, esclarece Frank.
Vale destacar que o indicador não capturou o efeito da chamada “PEC dos Benefícios”, uma vez que a aceleração das transferências de renda via Auxilio Brasil, vale-caminhoneiro, vale-taxista, entre outros, começou apenas em agosto. No mês de julho, o Indicador traça o perfil da distribuição etária das pessoas com restrição no Rio Grande do Sul, na qual quase metade (47,3%) tem entre 25 e 44 anos.
Metodologia
O indicador mede a parcela de pessoas físicas com algum grau de restrição em crédito, cheque ou protesto inscritas na base de informações do Sistema Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Boa Vista Serviços, independentemente do prazo de atraso. Todas os dados dizem respeito ao último dia útil de cada mês. O cômputo do número absoluto de adultos nessa condição é feito mediante a utilização de estimativas do IBGE para a população acima de 18 anos.