A entrada de Registros de Inadimplentes no SCPC em junho aumentou 14,2% no RS na comparação com o mesmo mês do ano anterior. A variação da saída foi de 2,8% na mesma base de comparação, indicando aceleração da inadimplência no estado.Os indicadores medem a variação na entrada (Inclusões) e saída (Exclusões) de registros de pagamentos em atraso no SCPC, de acordo com amostra representativa selecionada nacionalmente pela Boa Vista Serviços.
Inclusões
- contra igual mês ano anterior: +14,2% no RS, e +3,5% em Porto Alegre;
- contra mês imediatamente anterior: +2,1% no RS e -9,5% em POA (com ajuste sazonal);
- acumulado do ano: +8,6% (RS) e +1,1% (POA);
- acumulado em 12 meses: +9,3% (RS) e +1,0% (POA).
Exclusões
- contra igual mês ano anterior: +2,8% no RS, e +4,0% em Porto Alegre;
- contra mês imediatamente anterior: +1,4% no RS e +7,4% em POA (com ajuste sazonal);
- acumulado do ano: +5,3% (RS) e +1,0% (POA);
- acumulado em 12 meses: +3,4% (RS) e -1,8% (POA).
(em var. % mensal)
Fontes: Boa Vista Serviços/CDL POA. Elaboração: AE/CDL POA.
Comparações Regionais
Na comparação de junho desse ano com o do ano passado, a região norte foi a única das cinco regiões do país a apresentar desaceleração da inadimplência. Porto Alegre apresentou desaceleração da inadimplência, enquanto o RS apresentou uma piora significativa nesse quesito. Ainda assim, o nível de variação das exclusões permanece alto no RS, permanecendo em uma trajetória acima do Brasil e de Porto Alegre no acumulado em 12 meses.
Considerações da Assessoria Econômica
O comportamento observado no Registro de Inadimplentes para o agregado brasileiro foi de aumento nas inclusões (+1,2%) e nas exclusões (+0,7%) em junho de 2015 frente ao mesmo mês do ano anterior. Como houve aumento nas inclusões maior do que nas exclusões, houve piora no saldo de inadimplência, semelhante ao observado no mês anterior.
Desde meados de 2013, a variação de inclusão no registro do SCPC no acumulado em 12 meses apresenta tendência de crescimento para RS, Brasil e Porto Alegre. Nos últimos meses, essa tendência aparentava ser de queda até maio, quando houve aumento tanto em nível nacional como no RS e em POA.Para os próximos meses, os fundamentos que afetam o Varejo e restringem a expansão de consumo das famílias devem continuar a agir – ao menos no primeiro semestre de 2015:
- taxas de juros mais elevadas (e com perspectiva de novos aumentos, dada a última decisão do Banco Central);
- inflação elevada, com expectativa de mercado de terminar o ano em 8,79%, bem acima do teto do intervalo da meta de inflação, que é de 6,5%;
- mercado de trabalho com sinais de desaquecimento, especialmente na demanda por trabalho (geração de empregos) – o que significa desaceleração da renda;
Por fim, as projeções da Assessoria Econômica da CDL POA para julho no cenário base são de um aumento das Inclusões no Brasil (+1,8%) e uma elevação maior das Inclusões do RS (+9,5%) no acumulado em 12 meses. Para as Exclusões, as projeções são de -2,6% e +3,5%, respectivamente.(em var. % acumulada no ano)
Fontes: Boa Vista Serviços/CDL POA. Elaboração: AE/CDL POA.
(em var. %)
Fontes: Boa Vista Serviços/CDL POA. Elaboração: AE/CDL POA.