A entrada de Registros de Inadimplentes no SCPC caiu 16,0% em Porto Alegre frente a igual mês do ano anterior, diferentemente do índice observado para o RS (+6,4%). O índice de Exclusões para Porto Alegre caiu 12,0%, ficando próximo da região Sul (-13,9%) e do Brasil (-10,2%).Os Registros de Inadimplentes no SCPC apresentaram comportamentos distintos no RS e em Porto Alegre no segundo mês de 2015. Os indicadores medem a variação na entrada (Inclusões) e saída (Exclusões) de registros de pagamentos em atraso no SCPC, de acordo com amostra representativa selecionada nacionalmente pela Boa Vista Serviços.
Inclusões
- contra igual mês ano anterior: +6,4% no RS, e -16,0% em Porto Alegre;
- contra mês imediatamente anterior: -11,6% no RS e -12,3% em POA (com ajuste sazonal);
- acumulado do ano: +7,9% (RS) e -15,2% (POA);
- acumulado em 12 meses: +8,7% (RS) e -1,1% (POA).
Exclusões
- contra igual mês ano anterior: -6,3% (RS) e -12,0% (POA).
- contra mês imediatamente anterior: -5,8% no RS e -5,4% em POA (com ajuste sazonal);
- acumulado do ano: +2,8% (RS) e -3,4% (POA);
- acumulado em 12 meses: +1,6% (RS) e -4,4% (POA).
O que esse indicador significa?
O indicador mede a variação nas entradas (Inclusões) e saídas (Exclusões) de registros no SCPC de devedores em atraso (inadimplentes). Em fevereiro/2015, no Rio Grande do Sul o indicador mostra que as Inclusões cresceram 6,4% frente a igual mês do ano anterior (fevereiro/2014), e acumularam nos últimos 12 meses aumento de 8,7%. Já as Exclusões, no Rio Grande do Sul, diminuiram 6,3% frente a igual mês do ano anterior (fevereiro/2014), e acumularam nos últimos 12 meses aumento de 1,6%. Como o volume de Inclusões cresceu enquanto o volume de Exclusões diminuiu no Rio Grande do Sul, isso significa que o volume de inadimplentes no SCPC aumentou em fevereiro.(em var. % mensal)
Fontes: Boa Vista Serviços/CDL POA. Elaboração: AE/CDL POA.
Comparações Regionais
Na comparação com as demais regiões, o RS apresentou comportamento similar às regiões Sudeste e Centro-Oeste. Nas Inclusões, o comportamento observado em Porto Alegre difere significativamente dos índices por região. Além disso, as Exclusões apresentaram queda em todas as regiões, fazendo com que esse índice tenha variação de -5,2% acumulado no ano para o Brasil.Considerações da Assessoria Econômica
O comportamento observado no Registro de Inadimplentes para todas as regiões do Brasil foi de queda das Exclusões e a taxa de variação das Inclusões próxima de zero em duas regiões (Nordeste e Sul) e positiva nas demais. Isso representa que houve piora no SCPC, já que as Inclusões variaram a uma taxa maior do que as Exclusões.
Os dados para o Brasil apontam que houve queda das Exclusões em fevereiro (-10,2%), o que condiz com o comportamento de queda da tendência anual. No acumulado em 12 meses, observa-se crescimento das Inclusões (+2,8%) e queda das Exclusões (-4,2%).
O índice de variação das Inclusões em Porto Alegre apresentou diferença significativa dos observados no estado gaúcho, nas cinco regiões do país e no agregado nacional, apresentando queda de 16,0%. Como a taxa de variação das Exclusões em Porto Alegre ficou acima da taxa das Inclusões (-12,0% contra -16,0%), houve melhora no SCPC em Porto Alegre em fevereiro com relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado em 12 meses, que representaria uma tendência anual, houve queda maior das Exclusões do que das Inclusões em Porto Alegre (-4,4% contra -1,1%).
Para o Varejo, houve melhora no SCPC no índice nacional com relação ao mesmo mês do ano anterior, com as Exclusões caindo menos do que as Inclusões (-2,2% contra -8,1%). Esse comportamento também foi observado no Varejo da região Sul (-9,6% de Inclusões e -2,1% de Exclusões). Ainda assim, o resultado apresentado no acumulado em 12 meses mostra que há uma tendência de piora do SCPC no Varejo não só para o agregado nacional como para as cinco regiões brasileiras, já que houve queda nas Exclusões mais forte do que nas Inclusões.(em var. % acumulada no ano)
Fontes: Boa Vista Serviços/CDL POA. Elaboração: AE/CDL POA.