Inadimplência bate recorde no RS para PF e PJ em maio

Inadimplência bate recorde no RS tanto para pessoas físicas quanto jurídicas em maio

Os indicadores de inadimplência divulgados pela CDL Porto Alegre, com base em dados da Equifax | Boa Vista, revelam novos recordes para os segmentos de pessoas físicas e jurídicas no Rio Grande do Sul. Entre os consumidores, a taxa atingiu 34,78% no Estado e 35,21% em Porto Alegre em maio de 2025. Ambos os resultados representam os maiores valores desde o início da série histórica, em fevereiro de 2022. No comparativo com abril, houve avanço de +0,51 ponto percentual no RS e +0,37 ponto percentual na capital gaúcha, completando 11 meses consecutivos de alta. Atualmente, estima-se que 2,982 milhões de CPFs estejam negativados no RS, sendo 378.445 apenas em Porto Alegre. 

No caso das empresas, o índice subiu de 14,18% para 14,94% no Estado (+0,76 p.p.) e de 15,38% para 15,51% em Porto Alegre (+0,13 p.p.). O patamar estadual supera o recorde anterior, registrado em março de 2024 (14,72%). A estimativa é de que 226.978 CNPJs estejam inadimplentes no RS, com 37.918 na Capital. 

Segundo o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, os dados refletem a combinação entre juros elevados, inflação persistente — especialmente sobre itens básicos — e um cenário econômico fragilizado por sucessivos eventos climáticos e incertezas externas. “Apesar do aquecimento do mercado de trabalho e das políticas de incentivo à demanda do Governo Federal, temos desafios relacionados ao peso que o pagamento das dívidas exerce nos orçamentos familiares. Além disso, o ambiente de negócios enfrenta obstáculos como o crédito caro, a elevação de impostos e os impactos remanescentes da enchente de 2024”, afirma. 

As projeções da Entidade indicam que o IPCA encerrará 2025 em +5,3%, acima dos 4,83% registrados em 2024. Em função da dinâmica dos preços, a redução esperada para a Taxa SELIC não deve ocorrer antes do fim de 2025. “Mesmo com uma possível pausa no ciclo de alta na reunião do COPOM da semana que vem, a política monetária deve continuar restritiva — desacelerando o nível de atividade — por mais tempo do que o usual, conforme sinalizações recentes dos membros do Comitê”, completa Frank. 

Sobre o indicador            

O Indicador de Inadimplência da CDL POA é elaborado pelo Núcleo Econômico da Entidade, cujo objetivo é medir mensalmente a inadimplência dos consumidores e das empresas do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre a partir da maior base de dados restritivos disponível no Rio Grande do Sul, da Equifax | Boa Vista no RS. O levantamento para pessoas físicas teve início em fevereiro de 2022. A investigação mostra a parcela de pessoas físicas ou de empresas com algum tipo de restrição a crédito, cheque, protesto ou ação judicial. 

GRÁFICO

Data

13 junho 2025

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.

CDL POA
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.