Foi dada sequência na noite do dia 19 de agosto ao curso “Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, oferecido pela Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela, com apoio da CIC-VT, dentro do programa Capacita Cacis. O mesmo foi comandado pela advogada Patricia Delwing Wallauer, e contou com a presença de representantes de empresas e comércios locais, também profissionais autônomos. Todos representando diversos setores de atuação, em especial dos Recursos Humanos, área mais atrelada e envolvida à nova lei que regulamenta o tratamento de dados pessoais, tanto em meios físicos quanto digitais, por pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas.
De forma geral, a LGPD tem o objetivo principal de proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade, além do livre desenvolvimento da personalidade, garantindo mais segurança e transparência no tratamento de dados. Assim, mais do que atual, o tema do oitavo curso da temporada do programa mostrou aos presentes o quanto os empresários, de forma em geral, ainda precisam evoluir para evitarem problemas legais e judiciais, que podem até mesmo, dependendo dos casos, condicionar o futuro dos seus negócios. “O que muitos ainda não perceberam, e por isso correm muitos riscos, é que a LGPD é mais importante do que parece, de que não se trata de uma opção, e sim uma obrigação, mas que ainda poucos atentam”, diz Patricia Wallauer, que no Capacita Cacis já trabalhou também os temas “Normais Trabalhistas em foco” e “Atualizações da NR 01.”
“A LGPD abrange múltiplas operações empresariais e comerciais, que podem envolver mais momentos e processos do que imaginamos, e que por isso cresce em importância. E estar atento a este universo também. Para tanto é preciso que se crie um plano de ação, com etapas, que envolvem um diagnóstico inicial, mapeamento de dados, definição de bases legais, a criação de políticas internas e o treinamento de equipes, como ocorre em diversos outros momentos”, ensinou ela, em uma das práticas das duas noites de curso.
Aprofundamento
A empresa Drogaria Bom Retiro, sócia da Cacis, foi uma das que marcou presença nas duas noites com três representantes: Daniela Jasper, Élin Miranda e Jocenara Felizardo. De forma consensual, a participação foi apontada por elas como muito importante, em um alerta para a necessidade de uma atenção e aprofundamento da LGPD. “O curso nos abriu a mente para algo que sabíamos, mas que talvez até por ainda não ser muito comentado, ainda não merecia de nós a devida atenção”, confessa Daniela Jasper. “É preciso adaptarmos essas necessidades, as vezes simples, às vezes mais complexas, à nossa rotina de trabalho”, afirma Élin Miranda. “São diversas situações do dia a dia para que antes não percebíamos, mas que agora precisamos mais do que voltar o olhar, e sim tomar providências na prática”, completa Jocenara Felizardo.
Programação
O calendário do Capacita Cacis segue no dia 28, com a segunda noite do curso sobre “Governança Corporativa”, com a advogada Gabriela Perosso. Apesar de não garantir certificado em razão da ausência na primeira noite, novos participantes são aceitos. Em breve, deve abrir o período de inscrições para o nono dos dez cursos do programa, este com a comunicadora e empresária Luciana Brune. Informações pelo Departamento (51-98465-0021 ou 3712-1900), e ainda e-mail cacisestrela@cacisestrela.com.br
Apoio
Com apoio da CIC-VT, o Capacita Cacis conta com o patrocínio fixo dos sócios Cacis: Altari; Brasilata; BRDE (Banco regional de Desenvolvimento Extremo Sul); Casa Americana Estrela-Lajeado; CDL Porto Alegre; Corretores Franqueados da Prudential do Brasil (Daniel Aires e Rodrigo Bandeira); Dinna; Eidt Empreendimentos Imobiliários; Gardel Imóveis; Grupo A Hora; Grupo Medical San; Launer Química; Nexsul Conectividade; Falara – Gestão de Marcas; RSData software de sst; Sicredi; Tecnosom – produções e eventos; Unimed vales do Taquari e Rio Pardo.