Importância da conexão emocional para fidelizar consumidores em destaque na CDL POA - CDL POA

Importância da conexão emocional para fidelizar consumidores em destaque na CDL POA

A moda circular e a criação de conexão emocional com os clientes foram os temas da reunião de diretoria da CDL POA desta segunda-feira, 03/11. A partir da apresentação “É preciso uma aldeia para manter uma loja”, Maura Basso, da Ressignifica Cultura e Moda Circular – espaço coletivo em funcionamento há dois anos na Zona Sul da Capital – compartilhou a transição de carreira que a levou a empreender tendo como base e propósito a moda circular, modelo sustentável de produção e consumo que busca reverter o ciclo linear de “comprar, usar e descartar”. Em vez de gerar resíduo, o objetivo é prolongar a vida útil das roupas por meio da reutilização, reciclagem, upcycling e design com foco na durabilidade.

Formada em Direito e com atuação durante mais de duas décadas no Judiciário, Maura defende a ressignificação e a reutilização das peças. Ela trouxe as estimativas de movimentação para o setor que tem entre as referências empresas como Enjoei e OLX: US$ 350 bilhões até 2028 em nível global e, no Brasil especificamente, R$ 78 bilhões até 2027. “Mais de 30% do guarda-roupa da Geração Z têm origem na moda circular. Mas, no meu espaço, o público dominante é das mulheres 50 +, da geração X (nascidas entre 1965 e 1980) ou babyboomers (entre 1946 e 1964)”, detalha a empresária.

Maura sabe que ter os produtos para venda não é mais suficiente. Então, permanentemente, desenvolve estratégias para estabelecer o elo emocional com quem vai até a loja. Ela já criou, por exemplo, o Clube das Ressignificadas e o Clube da Leitura, com a motivação de diminuir o apagamento da escrita feminina. A cada mês, são cerca de 20 eventos de diferentes características organizados no espaço. Inclusive, nesse aspecto, está uma das maiores conquistas de Maura e suas iniciativas, o significativo fluxo de pessoas em um empreendimento de bairro.

A Ressignifica é também uma agência logística, ou seja, recebe e despacha as encomendas de gigantes do e-commerce como Mercado Livre e de transportadoras como a Jadlog. Foi assim que o diretor da CDL POA José Roberto Resende conheceu o negócio de Maura, pois precisava fazer uma devolução. “Ela conseguiu encontrar um caminho para atrair fluxo ao varejo e exercitar uma espécie de slow buying, ou seja, a compra mais lenta e prazerosa”, analisa Resende.

Em outubro, cerca de 600 pessoas estiveram na Ressignifica por ser uma agência logística. “Entre 10% e 15% desse total, se tornaram clientes seja pelos produtos, pelo nosso atendimento ou pelos eventos”, conta Maura, cheia de entusiasmo. “Ela atua com intuição e sentimento”, resume o marido e consultor de TI Adriano Nepomuceno. Após a exposição, Maura recebeu muitos parabéns pela condução da empresa e também respondeu a várias perguntas sobre a operação do negócio. O presidente da CDL POA, Irio Piva, foi um dos que reconheceu o empreendedorismo e dedicação de Maura.

O dirigente ainda destacou a realização de mais uma edição da “Mesa do Associado”, que traz lojistas para conhecerem melhor os produtos e serviços e a atuação da Entidade. Nesta segunda-feira (03/11), “vizinhos do Centro Histórico”, como disse o presidente, foram os convidados para o evento.

Data

03 novembro 2025

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.

CDL POA
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.