Governo do Estado anuncia devolução do ICMS na compra de eletrodomésticos - CDL POA

Governo do Estado anuncia devolução do ICMS na compra de eletrodomésticos

Em mais uma medida de enfrentamento aos impactos econômicos causados pelas enchentes, o governo do Estado anunciou o reembolso do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pago na compra de eletrodomésticos da chamada linha branca, que engloba geladeira, fogão e máquina de lavar e secar.

Os detalhes completos da medida serão divulgados nos próximos dias.  Ainda que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) já tenha aprovado previamente a ação, é necessária a autorização do Ministério da Fazenda, devido às restrições do acordo que suspendeu o pagamento da dívida do Estado com o governo federal.

Detalhes da medida

Segundo divulgado pelo governador Eduardo Leite, a medida, válida até o final do ano, não fará distinção entre consumidores afetados ou não pelas enchentes recordes de maio no Rio Grande do Sul. O reembolso será retroativo para compras realizadas a partir de 1º de maio. Com a incidência do ICMS sobre esses produtos sendo de 17%, por exemplo, na compra de uma geladeira de R$ 1.500, o abatimento será de R$ 255, resultando em um preço final de R$ 1.245.

A medida também serve como um estímulo ao varejo gaúcho.

A CDL Porto Alegre reitera seu compromisso com as entidades parceiras, empresas associadas e sociedade gaúcha, e se mantém atenta às principais informações emitidas pelo poder público, no intuito de fornecer de maneira ágil e segura, conteúdos relevantes à população em geral e aos empresários de todos os segmentos e portes.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Assine a nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do varejo, economia,
projetos de inovação e tendências do Rio Grande do Sul!

Você é associado à CDL POA?*

03 junho 2024