Amazon amplia atuação no Brasil e já movimenta empresas nacionais
18
OUTUBRO, 2017
Notícias
Nesta semana, o tema mais comentado pelos varejistas, especialmente do setor de eletroeletrônicos, é o ingresso da gigante norte-americana Amazon nas vendas deste tipo de produto pela internet. Entretanto, especialistas acreditam que haverá espaço para todos, desde que as empresas nacionais, que atuam no e-commerce, consigam se reinventar e apostar alto em tecnologia. Atualmente, os varejistas brasileiros já estão enfrentando outra concorrente forte, a chinesa Alibaba, e o mercado não deve ampliar. Ou seja, o faturamento do comércio eletrônico acabará sendo dividido.
A Ebit, empresa especializada neste segmento, divulgou que o e-commerce no país faturou R$ 21 bilhões no primeiro semestre deste ano, com um crescimento nominal de 7,5% em relação a 2016. O número de pedidos aumentou 3,9%, para 50,3 milhões, e o tíquete médio cresceu 3,5%, passando para R$ 418. Neste ano, a expectativa é de um crescimento de 10% no faturamento, chegando ao montante de R$ 49 bilhões.
De acordo com o Jornal O Globo, Paulo Guasti, presidente da Ebit, a Amazon vai forçar as empresas do setor a reagirem, porque chega com propostas mais agressivas na conquista de lojistas parceiros e condições de compra para o consumidor que são mais atraentes. O presidente da Amazon no Brasil, Alex Szapiro, também para o periódico, declarou que o marketplace de eletrônicos da companhia já estreia nesta quarta-feira (18) com 110 mil produtos diferentes ofertados, entre os quais três fabricantes de smathphones cadastrados na plataforma. Além disso, poderá ser feito o parcelamento das compras em até 10 vezes sem juros, com parcela mínima de R$ 30,00. Essa operação será custeada pela Amazon.