Gestão de risco na concessão de crédito no varejo: conheça as melhores práticas - CDL POA

Gestão de risco na concessão de crédito no varejo: conheça as melhores práticas

Garantir assertividade na concessão de crédito e redução da inadimplência são fatores primordiais

Para ter um crediário próprio, a empresa precisa estar pronta para gerir os riscos no momento em que se concede crédito a pessoas físicas ou jurídicas. É preciso estar preparada para arcar com as oscilações, ter uma política de crédito eficiente e uma análise qualificada dos clientes. Uma das principais etapas da concessão de crédito é a gestão de riscos. Os fatores avaliados no momento de conceder crédito vão determinar quais operações têm menores riscos e maior rentabilidade. As ferramentas utilizadas para analisar o crediário podem influenciar diretamente no resultado obtido após a concessão.

Dessa forma, existem alternativas que podem ser avaliadas para garantir maior assertividade na concessão. Considerar o uso de bancos de dados completos, passando pelas consultas restritivas e positivas, podem colaborar para alcançar os melhores resultados, tanto no na prospecção, quanto no momento da recuperação de pagamentos. 

Para garantir uma prospecção mais qualificada, as empresas podem contar com soluções de marketing service o Blue Box da CDL POA, que oferece segmentação com inteligência analítica para garantir a  atração de potenciais clientes de acordo com o perfil de interesse do negócio. Além dos limites de crédito a serem concedidos, também é necessário definir os prazos e as condições de pagamento. 

É preciso avaliar o segmento em questão, bem como o público que está realizando as compras com o objetivo de ofertar as melhores condições possíveis, com opções que caibam no bolso do consumidor.

Política de Crédito, precificação e recuperação: outras etapas da gestão de riscos na concessão de crédito

As empresas que trabalham com crediário próprio devem definir uma Política de Crédito apropriada para estabelecer os critérios de concessão, sejam eles relacionados a limites ou prazos de pagamento, por exemplo. 

A análise pré-concessão é importante, mas também é preciso avaliar fatores como a precificação do serviço para que o negócio seja rentável e também a recuperação – que pode ser vista como a última ou a primeira etapa do processo de gestão de crédito.

Na medida em que uma empresa recupera o consumidor a partir do pagamento da última parcela, é possível incentivar que ele entre na operação novamente e venha a se tornar uma nova prospecção para o negócio.

Nesse sentido, o crediário existe justamente para gerar recorrência de compras, fazendo com que os clientes retornem à loja e efetuem novas contratações. Para garantir eficiência na gestão de riscos é fundamental que sejam feitas análises frequentes da carteira de cobrança a fim de avaliar o perfil dos consumidores considerando fatores como:

– pagamentos em dia

– inadimplência

– limites de crédito concedidos

Com uma análise completa dos dados as empresas também podem realizar cobranças preventivas, evitando a inadimplência. A partir do levantamento aprofundado dos dados de cada cliente é possível definir o perfil da carteira, identificando os créditos fracos e assegurando a diversidade.

Crédito garantido: CDL POA oferece serviço para estimular a concessão de crédito no varejo

Com o Crédito Garantido da CDL POA, as empresas têm maior segurança nas transações, resposta imediata na liberação de crédito e o ressarcimento das parcelas vencidas e cheques devolvidos. Uma solução que garante para o recebimento de carnês de loja, notas promissórias, boletos, cheques, entre outros, reduzindo a inadimplência e aumentando as vendas.

O Crédito Garantido permite que as empresas possam acessar relatórios completos das movimentações do crediário, além de encontrar análises como: renda presumida do consumidor, scores positivos e negativos, bem como média histórica de compra. 

Entre outras vantagens, facilita e flexibiliza a concessão de crédito, incrementa o universo de clientes, aumenta a quantidade e a qualidade das vendas, garante maior segurança contra fraudes, isenta o custo de consultas e análises, elimina os custos e as perdas com a cobrança e assegura os recebimentos de cheques e promissórias nas transações de qualquer parte do país.

Data

08 junho 2022

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