Todo negócio está sujeito a passar por dificuldades, mas você sabe como enfrentar essas situações? Saiba tudo sobre gestão de crise aqui.
Qualquer empresa está sujeita a passar por problemas e entrar em uma crise. Afinal, o mundo do empreendedorismo muda muito, o tempo todo, fazendo com que algumas instituições fiquem para trás. Além disso, situações imprevisíveis, como a pandemia do Coronavírus, também podem gerar dificuldades.
Quando o funcionamento de uma organização está em risco, é preciso agir rápido, porém, com cautela, executando ações que ajudem a reduzir custos e trazer mais rendimento. Se o seu negócio está em um momento difícil, ou, se você quer aprender mais sobre isso para se prevenir, continue lendo e confira as nossas dicas!
Gestão de crise: como fazer e qual é a sua importância?
O gerenciamento ou gestão de crise é uma série de estratégias para lidar com um problema grave, que representa alguma ameaça para a empresa. Ele pode ser criado previamente, como uma medida de prevenção, ou, como resposta a alguma adversidade. No caso do plano de contingência, feito com antecedência, as táticas são feitas a partir de problemas já resolvidos e do histórico da concorrência, adiantando algumas situações que são comuns no nicho de mercado da organização.
Porém, não é possível prever tudo a longo prazo: pode ser preciso elaborar um planejamento emergencial. A maneira como se enfrenta as crises é determinante para a sobrevivência e desenvolvimento de um negócio, portanto, essa gestão deve ser feita com cuidado e atenção.
Dicas para um bom gerenciamento de crises
Cada organização tem a sua realidade e as causas das dificuldades também variam, ou seja, não existe um único modelo que funciona para todos os casos. Mas, algumas dicas básicas podem ser um bom norte para começar a elaborar um plano de gestão de crise. Confira:
Avalie a situação financeira
Divida o valor dos seus gastos fixos mensais pela quantidade que você tem em caixa, para calcular quanto tempo a sua empresa consegue se manter sem depender de novas vendas. Esse dado ajuda a identificar o nível de urgência da situação.
Além disso, acompanhar sempre a saúde financeira da instituição, mantendo as informações atualizadas e organizadas é uma maneira de gerenciar as crises e também preveni-las. Leia mais sobre o assunto aqui.
Reduza custos e reveja metas
Essa é uma tarefa que assusta a muitos empreendedores, mas, ela é necessária em momentos de crise. Liste todos os gastos do seu negócio e identifique quais são os de valor mais alto e também os mais essenciais.
Procure formas de diminuir os gastos menos importantes, priorizando os investimentos que são fundamentais para a manutenção da empresa e que geram mais resultados. Nesse processo, também é interessante rever metas e objetivos, para focar apenas nas ações efetivas e que trazem lucro, ao invés de explorar novos projetos e ideias.
Repense os seus produtos e serviços
É hora de entender qual é o carro-chefe do seu negócio e também identificar o que não vai bem. Foque em oferecer os produtos e serviços que têm boa aceitação no mercado e que geram rendimento, deixando de lado os que não tem tanta demanda ou geram custos excessivos com produção e logística.
Também pode ser preciso buscar novos fornecedores ou negociar preços e formas de pagamento que sejam mais vantajosos. Porém, tenha cuidado para não diminuir a qualidade do que oferece, pois isso só gerará ainda mais prejuízos.
Garanta mais rentabilidade com uma boa análise de crédito!
Aprimorar o processo de concessão de crédito é um dos fatores que ajuda as empresas a evitarem crises. Saiba como realizar negociações mais seguras e prevenir a inadimplência com o nosso guia gratuito sobre esse assunto. Faça o download aqui.