Fintechs e a revolução na oferta de crédito no Brasil

Aumento da oferta de soluções tecnológicas pode transformar o mercado de crédito nacional

A cada dia observamos a entrada de novos players de crédito no mercado, com diferentes propostas e direcionamentos para públicos diversos. Isso está mudando a forma de conceder crédito e também impacta na forma como as empresas realizam uma gestão de risco efetiva. Entre os novos modelos de negócios estão as fintechs, que estão promovendo uma verdadeira revolução na oferta de crédito.

Com o avanço da tecnologia, as fintechs têm chegado a um público diferente dos bancos tradicionais, atingindo principalmente pessoas desbancarizadas e possibilitando acesso a crédito para este grupo. Dessa forma, novos negócios estão surgindo para viabilizar essas novidades.

Para garantir uma concessão de crédito assertiva, os novos players contam com inteligência de dados para obter informações importantes dos consumidores antes de permitir o acesso ao crédito. Portanto, ferramentas como as consultas e o score positivo têm feito parte do dia a dia dos novos negócios, favorecendo uma concessão qualificada e menor risco de inadimplência.

Facilitação de pagamento e acesso: como as fintechs podem revolucionar o mercado de crédito

Diferentes soluções inovadoras vêm surgindo com o objetivo de facilitar os pagamentos e também o acesso ao crédito. Dessa forma, as fintechs muitas vezes acabam atingindo um público ainda pouco explorado – o das pessoas desbancarizadas. Atualmente, existem 34 milhões de brasileiros sem conta bancária ou que as utilizam com pouca frequência. Ou seja: existe demanda e, agora, começam a surgir novas ofertas.

Uma das principais diferenças entre a oferta de crédito nas fintechs para as instituições financeiras tradicionais é a redução das burocracias e exigências para a concessão de crédito. Portanto, isso significa mais facilidade e agilidade para o consumidor final, o que implica em um aumento dessa movimentação de crédito com base nas soluções inovadoras que vêm surgindo.

Por outro lado, é fundamental que as fintechs atuem com segurança no mercado de crédito para evitar surpresas negativas. E, nesse sentido, essas empresas apostam na análise aprofundada de informações sobre os clientes para garantir maior assertividade nas operações. Existem diferentes soluções no mercado, sejam elas direcionadas para pessoas físicas ou jurídicas.

Com o uso de dados e tecnologia, as fintechs podem promover uma verdadeira revolução no mercado de crédito, ampliando a oferta de acordo com a demanda e potencializando um ecossistema financeiro mais competitivo.

10 junho 2022