Final da Copa antecipa liquidações na Capital - CDL POA

Final da Copa antecipa liquidações na Capital

Com o término dos jogos, lojistas esperam que promoções proporcionem aumento de vendas e recuperem perdas

Após o término da participação de Porto Alegre na Copa do Mundo, os lojistas da Capital esperam o retorno do movimento de clientes aos estabelecimentos. Muitos já apostam na antecipação das liquidações de inverno com o objetivo de atrair os consumidores para as compras nas próximas semanas. As ofertas da temporada, que ocorriam especialmente no final de julho e início de agosto, estão sendo antecipadas, caso da Rabusch, localizada no Centrro. Embora ainda restrita a alguns artigos, os descontos já começam a atrair a atenção dos consumidores. Conforme o vice-presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), Arcione Piva, esta tem sido uma tendência natural dos últimos anos sempre puxada pela concorrência.

“As empresas buscam antecipar as liquidações. Quando uma começa antes, as demais acabam pegando carona”, afirma. Uma das expectativas do dirigente do Sindilojas é que, a partir de agora, o comércio se volte novamente ao consumidor local. Com o grande volume de dinheiro que entrou durante as duas semanas com a invasão de estrangeiros em setores ligados ao turismo, hotelaria e gastronomia, a perspectiva é de que essa riqueza comece a circular na economia da cidade nos próximos dias.

“Estamos voltando o olhar para o consumidor local. O dinheiro que entrou começa a girar, e esperamos que seja replicado no comércio”, salienta. Piva acredita que a previsão de chegada do frio mais intenso nos próximos dias deve influenciar na venda de artigos de inverno, principalmente de vestuário e de eletrodomésticos como aquecedores e ar-condicionados. Este também é o sentimento do presidente da CDL-POA, Gustavo Schifino. Com uma queda de 10% nas vendas de junho devido ao comércio fechado em dias de jogos do Brasil e também das partidas em Porto Alegre, o setor deve recuperar as vendas a partir deste mês.

“Com a Copa do Mundo as vendas caíram e isso pressionou os estoques”, informa. O dirigente acredita que parte das vendas do mês passado foi represada e deve ser compensada ao longo deste mês. A entrada de recursos dos estrangeiros também foi lembrada por Schifino como um motivo para impulsionar o comércio. No entanto, o presidente da CDL-POA avalia que se não fosse este fator, as liquidações seriam em número menor neste período. “Se tivéssemos tido um mês normal as ações seriam modestas, pois os estoques estão equilibrados”, conclui.

Lojistas têm estratégias diferentes para ofertar preços promocionais

Alguns lojistas do Centro de Porto Alegre já iniciaram as liquidações de inverno para atrair os consumidores. Outros decidiram começar pelas promoções e planejam a ação para mais além.
A Rabusch, que tem sua matriz localizada na rua Coronel Genuíno, já colocou parte de seus produtos com preços promocionais na vitrine e deve esquentar com liquidações nas próximas semanas. “Estamos iniciando com artigos pontuais”, afirma o diretor da empresa, Alcides Debus. O lojista ressalta que é normal algumas empresas iniciarem suas liquidações ainda em junho, logo após o Dia dos Namorados. A esperança agora é que com o fluxo normal de pessoas na cidade, o movimento de vendas seja equilibrado. “Os jogos da Copa atrapalharam um pouco as vendas, especialmente porque estamos no Centro, e o trânsito também complicou nestes dias”, explica. “O varejo depende do fluxo e do impulso do consumidor na hora da compra. Mas o cliente é inteligente, espera as promoções e liquidações para aproveitar”, finaliza.

Em lojas na Rua dos Andradas tem quem deu início às liquidações logo após a saída dos estrangeiros da Capital. O estabelecimento de roupas femininas Ranny é um exemplo. Ontem, algumas peças estavam com até 50% de desconto. “É mais ou menos nesta época que começam as liquidações aqui. Com o retorno do movimento normal no Centro, esperamos vender mais”, confia a funcionária Sílvia Rocha. Já na loja de artigos de couro McBenett, os preços promocionais devem estampar as vitrines apenas em agosto ou setembro. Por enquanto, a aposta está sendo em ações onde o cliente leva vantagens, como comprar um produto e levar outro.

Data

02 julho 2014

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.

CDL POA
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.